Áreas Verdes nas Grandes Cidades



O ser humano vive em vários tipos de paisagem no planeta, desde gelo absoluto a desertos, mas infelizmente existem outros ambientes inóspitos foram criados pelo próprio ser humano. Por exemplo, os grandes centros urbanos.

Quem mora em cidades populosas e vive o estresse diário do trabalho, dos compromissos, do enorme tempo gasto para se locomover, do excesso de ruídos e ainda por cima respira o ar carregado de poluição, sabe o quanto é importante a existência de espaços verdes para compensar essa "vida moderna".

A cidade de São Paulo, onde vivo, fica na região de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, mas teve praticamente toda sua floresta original devastada por construções devido ao crescimento populacional. Apenas nos extremos norte e sul da cidade encontramos algumas áreas maiores de preservação, como os parques estaduais do Jaraguá e do Horto Florestal e a reserva encontrada na divisa entre São Paulo e Itanhaém.

E pensar que até os anos 70 derrubada de árvores era tida como sinal de progresso...

Há muitos parques na cidade, porém a má distribuição não favorece a todos e para aproveitar momentos de lazer em locais assim os cidadão acabam tendo que se deslocar às vezes por muitos quilômetros. Infelizmente as periferias ainda são pouco lembradas quando o assunto é bem-estar; é difícil encontrar uma boa praça arborizada em alguns bairros, quanto mais um parque. Vale registrar que isso mudou um pouco nos últimos dez anos, mas essa situação ainda está muito a desejar.




Ler um livro na sombra de uma árvore, deitado sobre uma grama bem aparada é um prazer que deve ser cultivado.

As fotos são do SESC Interlagos, Zona Sul de São Paulo.


Texto e fotos: Paulo Heib

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.