Participação do Blog Flores & Plantas no UOL: Chás populares: saiba mais sobre as plantas e veja dicas de cultivo

Chás populares: saiba mais sobre as plantas e veja dicas de cultivo
3

Simone Sayegh
Do UOL, em São paulo
  • Getty Images
    Ervas recém-colhidas dão mais sabor ao chá. A hortelã gosta de sol e de um vasinho exclusivo
    Ervas recém-colhidas dão mais sabor ao chá. A hortelã gosta de sol e de um vasinho exclusivo
O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil: em 2012, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Acib), o consumo per capita foi de 4,98 kg de café torrado, o equivalente a quase 83 litros da bebida. Mas é o chá que figura como personagem principal, sempre que a sugestão é uma receitinha para curar os males do corpo ou da alma. Afinal, quem nunca tomou chá de camomila para se acalmar?
O que pouca gente sabe é que podemos cultivar chás em casa e ter ao alcance da mão uma bebida mais "fresca" e saudável. Segundo o paisagista Paulo Cezar Heib, não é preciso viver em um rancho –nem em uma casa com quintal- para ter ervas recém-colhidas à disposição. "É só usar a criatividade e possuir um cantinho onde bata sol, pelo menos, durante a metade do dia", explica.
A paisagista Heloiza Rodrigues concorda que o cultivo é simples e reforça a necessidade de sol pleno, já que sem a luz direta as plantas ficam estioladas (descoradas e com tecidos amolecidos), fracas e suscetíveis às pragas. "Escolher um local com pelo menos quatro horas de exposição ao sol direto já é um bom começo", sugere Rodrigues. Ou seja, se bate sol em sua casa ou no trabalho, mesmo que na urbana Avenida Paulista, você pode tomar um chá feito com a hortelã que você mesmo plantou e está ali, junto à janela ou na varanda.
Ampliar

Quer chá? Cultive hortelã, erva-doce, camomila e erva-cidreira em casa4 fotos

1 / 4
Erva-doce (Foeniculum vulgare): é uma planta perene, de médio porte e muito ornamental. Forma arbustos de cerca de 80 cm, mas chega a atingir dois metros de altura. Pode ser cultivada em regiões onde o clima é ameno, ao nível do mar, mas suas propriedades aromáticas e medicinais se intensificam onde as temperaturas são mais elevadas. Não suporta longos períodos de frio intenso e umidade. Há algumas variedades cultivadas como o "funcho-de-cabeça" (Foeniculum vulgare var. azoricum) utilizado para saladas e o anis (Pimpinella anisum), também chamado de erva-doce, com características semelhantes, embora seu cultivo seja menos frequente no Brasil.Essa herbácea prefere solos arenosos, sendo tolerante a secas uma vez que esteja plenamente estabelecida. Deve ser cultivada a pleno sol, sendo inadequada para ambientes sombreados. Tolera ventos, mas não aprecia a salinidade. No período de florescimento atrai grande variedade de insetos benéficos ao jardim. Sua multiplicação é feita a partir de sementes, embora seja mais conveniente plantar mudas já formadas.Em vasos, com cerca de 40 cm de diâmetro e ao menos 30 cm de profundidade, é aconselhável cultivá-la isoladamente Getty Images
Onde plantar?
Para começar sua hortinha, basta ter em mãos um recipiente com boa profundidade, evitando – porém - os plásticos, pois o material propaga o calor, especialmente no verão, o que pode prejudicar as raízes das plantas (para amenizar os danos, caso não haja alternativa, procure plásticos reciclados).
O tamanho do vaso vai depender da erva que você irá cultivar. De acordo com Heib, as ervas rasteiras (como a hortelã, o poejo e a erva-cidreira) ficam melhor acondicionadas em jardineiras com pelo menos 15 cm de profundidade e, de preferência, plantadas individualmente, para evitar conflitos com outras espécies. "Eu nunca as cultivo em canteiros, porque algumas variedades são invasivas e proliferam em demasia sob a terra, a exemplo da hortelã. Uma vez incorporadas à horta, é necessário fiscalizá-la para manter o controle [do crescimento das raízes, que podem sufocar outras plantinhas]", esclarece.
Se forem ervas "eretas" -como erva-doce e camomila– a indicação é o plantio em pequenos vasos ou potes (sempre furados no fundo), com cerca de 25 cm de profundidade. "Entre as eretas, as arbustivas (como o boldo) exigem espaços maiores, devido ao tamanho final da planta, e podem ser cultivadas em canteiros sem problemas", pontua Heib.
Ampliar

Passo a passo: plante uma horta de chás em vaso17 fotos

1 / 17
Os chás feitos com ervas frescas são muito mais gostosos, além de lhe proporcionar bem estar e trazer boas energias para sua casa. Confira a sugestão elaborada pelas paisagistas Isabel Cristina e Mon Liu Kátia Kuwabara
Regas e podas
Como essas herbáceas precisam de muito sol, também demandam muita água. Todavia, na hora das regas, vale a regra geral: quando a terra está molhada e gruda na ponta dos dedos é hora de parar. Quando o substrato está fofo, como um talco, é hora de aguar. "Muitas pessoas têm mania de molhar excessivamente as plantas de casa, principalmente em vasos, e acabam matando as espécies por excesso de água", alerta Rodrigues.
A paisagista afirma ainda que ervas cultivadas em casa devem ser produzidas de forma orgânica, adubadas com esterco de aves ou húmus de minhoca, evitando-se os produtos químicos. "A cada seis meses recomendo fazer uma nova adubação orgânica, incorporando o adubo à terra do vaso". Heib reforça que, se a adubação química não for bem dosada pode prejudicar a planta, ao ponto de matá-la. "Esse tipo é mais rápido, porém é necessário sempre seguir as orientações contidas no rótulo do produto", ressalta.
A poda em tais herbáceas acaba realizada quando são retirados galhos e folhas para o preparo dos chás, sendo necessários a atenção e o cuidado nessa colheita, para que a plantinha se mantenha sadia e longeva. Já as podas de limpeza são indicadas sempre que existirem folhas secas.  Plantas maiores, como o boldo, também podem ser podadas quando passarem do limite de tamanho desejado.
"Atenção, porém, à erva-cidreira, pois plantas com folhas compridas como as dela não podem ser podadas [em sua extensão], suas folhas secas devem ser cortadas bem junto à base e nunca no meio", alerta Rodrigues. Este corte no meio das folhas faz com que o local fique oxidado (marrom), como uma ferida aberta à contaminação de patógenos (agentes que desencadeiam doenças).
Por fim, as mudas das ervas citadas são facilmente encontradas em floriculturas e até em supermercados. Uma vez plantadas e bem cuidadas, duram por muitos anos."Para quem não tem pressa e quer vê-las crescer, há sementes disponíveis em mercados e lojas de jardinagem", conclui Heib.

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.