
Por que não ter uma bela planta por perto? Dentro de casa é possível cultivar várias espécies, desde samambaias a palmeiras.
Para isso é importante tomar alguns cuidados na escolha do local: observe se a área escolhida fica próxima às janelas e cuide para que as cortinas e vidros fiquem um pouco abertos parte do dia garantindo assim iluminação e circulação de ar.
Algumas espécies são mais adequadas para ambientes internos como Raphys, Pleomele, Phoenix, Philodendros, Sagifragas (espada-de-São_Jorge e Lança de Santa Rita), Yucca, Chamaedoria e Dracena.

Ao adquirir a planta observe se o vaso é de um tamanho adequado, pois nenhuma planta será "feliz" em um vasinho apertado. Os vasos devem ter a partir de 50cm de diâmetro para acomodar as espécies recomendadas.
Antes de plantar, fazer a drenagem com manta sintética (bidim) e argila expandida ou brita. O vaso de primeira linha sempre tem um acabamento para esconder a terra, podem ser pedriscos, cascas de árvore, herinha anã ou dinheiro em penca.
Os cuidados de tratamento são simples: no plantio colocar calcário na terra, a cada seis meses é recomendável colocar esterco ou adubo químico seguindo a receita do fabricante.
Regar de acordo com a temperatura ambiente e umidade do ar, em locais frios molhar duas vezes por semana, nos mais quentes três vezes, sem encharcar o solo, lembre-se que é mais fácil matar uma planta por excesso do que por falta d`água.
Dica da minha mãe: Quando for viajar monte um irrigador "automático" caseiro com garrafa pet: faça um furo na tampa para permitir o gotejamento, faça um furo no fundo para a entrada de ar, encha a garrafa, coloque a tampa e enterre a parte da tampa na lateral do vaso, dessa forma o vaso ficará úmido durante sua viagem.

Olá Paulo Cezar!
ResponderExcluirEncontrei seu Blog, na comunidade Dicas de Paisagismo, e nessa mesma comunidade, você parabenizou meus canteiros, no Antes e Depois;
Obrigada!
Bacana seu Blog! Muita informação legal.
Visite o meu Blog, também tenho postagens de jardins, além de decoração de ambientes.
Abraços