A Primavera




01 muda enxertada com cerca de 1,20m (cores diversas)

R$ 60,00


Consulte o valor do frete para Grande São Paulo

11 9829-4076


pauloheib@hotmail.com

florplantas@hotmail.com





Nomes populares: Primavera, bonganvílea, três-marias

Nome científico: Bouganvillea glabra; B. spectabilis e B. hybrida





A Primavera é uma planta genuinamente brasileira. Ela tornou-se conhecida e muito popular mundialmente após ter sido coletada por Louis Antoine de Bougainville, almirante francês que navegou em volta do mundo no século 18.

Reza a história que este francês teria se encantado com esta singular planta que ocorria nas serras do Rio de Janeiro. Desta forma, coletou alguns exemplares que foram levados à Europa e ofertados ao Rei Luís XIV, assim difundidas pelo cultivo por todo mundo. Uma amostra destas plantas encontra-se depositada no Museu de Paris sendo a primeira referência formal a esta planta brasileira. Bonganville foi homenageado pela descoberta, tendo a bela planta ofertada ao Rei recebido o seu nome latinizado: Bouganvillea, ou planta de Bouganville. O segundo nome, glabra, refere-se ao fato da planta não possuir pêlos nas folhas, lisa ou despida de pêlos, em latim.

De todas as trepadeiras é sem dúvida uma das mais cultivadas nos jardins tropicais do mundo inteiro e também em vasos, nos países frios. Com podas adequadas pode ser cultivada como uma arvoreta ou árvore uma vez obtido um tronco suficientemente forte, dispensando então qualquer tutor. Na verdade este comportamento, chamado de escandente ou "apoiante", é comum para algumas plantas, que crescem "apoiando-se" em outras plantas até conseguir sustento próprio. Através de podas bem conduzidas pode-se "moldar" a Primavera, obtendo praticamente a forma que se quiser da planta. No entanto, salvo na natureza em que ela pode ser encontrada como uma árvore de grande porte, esta forma raramente é observada no Brasil.




Floresce abundantemente na primavera e também no começo do outono, daí o seu nome popular. Na Europa ela floresce em geral apenas na primavera. Três-marias é um nome popular referindo-se às três brácteas coloridas que envolvem pequenas flores verdadeiras. Bonganvílea é outro nome popular que refere-se ao seu nome científico.

A planta do francês possuia flores roxo purpúreo, enquanto outra espécie descoberta posteriormente possui flores avermelhadas, recebendo outro nome, Bounganvillea spectabilis. Destas duas espécies obtiveram-se híbridos e muitas variedades de cor, desde o branco (variedade "branca-de-neve") até o salmão (variedade "orange king"). A espécie B. glabra possui folhas menores, lustrosas e lisas, caules mais curtos, poucos espinhos e floradas mais contínuas. A espécie B. spectabilis é mais vigorosa, possui caules longos com grandes espinhos curvados, folhas maiores e aveludadas.




CULTIVO

As Primaveras preferem solos férteis e ricos em matéria orgânica.

As mudas são feitas normalmente por estacas e raramente por sementes.

As podas devem ser efetuadas somente entre julho e agosto. Como as podas podem reduzir as floradas subsequentes, convém remover apenas galhos velhos ou mal formados, procurando equilibrar a planta.

Pode ser conduzida como trepadeira, sobre pérgolas, muros ou arcos, ou como árvores ou arvoretas através de podas bem orientadas.

Um bom formato pode ser obtido reduzindo-se os galhos compridos a 30 a 40 cm do ramo velho ou tronco, retirando-se os ramos "ladrões" (brotos vigorosos que saem em geral da base da planta diminuindo o vigor da copa).

Para aumentar a floração convém adubá-la com um adubo completo após a poda.

Em jardins pequenos ou em arcos ou pérgolas únicas convém plantar apenas uma variedade de cor.




Fotos: Paulo Heib
texto adaptado do site www.cotianet.com.br

28 comentários:

  1. que surpresa!!! estava procurando informações sobre a planta primavera e me deparei com seu blog! eta mundinho pequeno este da internet também!!! é a martha, sua ex-professora da fatec - comprei uma primavera linda, plantei num vaso na minha varanda, mas é uma espécie que as flores são diferentes, queria ver se acho o nome, você sabe? posso te mandar uma foto - bj

    ResponderExcluir
  2. Paulo, parabens pelo blog me ajudou a conhecer um pouco da planta que adquiri, mas estou com um problema, plantei a primavera em um vaso e num primeiro momento pensei que fosse adaptação pois cairam todas as flores, e nao nasceram mais, somente folhagens e agora estas folhas tambem caem e estão com uma coloração diferente, nao como velhas mas amareladas como riscos pequenos, nao sei o que fazer, ela esta colocada em lugar que tem o sol da tarde apos as 14hs, se vc puder me ajudar eu agradeço, pois adorei a planta e fico triste em ve-la desta forma...desde ja agradeço. Rosangela rsventkauskas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, tenho uma planta dessa e quando adquiri aconteceu o mesmo... daí coloquei ela pra pegar o sol da manhã e passei a adubar com FORTE FLORES semanalmente como explicado pelo fabricante... deu certo e agora tá bem. Não esqueça de adubar tb com torta de mamona!

      Excluir
  3. Acho maravilhosa a planta primavera, deixa quaquer ambiente externo rico de beleza, e com muito requinte..... seu blog é ótimo.

    Adriana
    anjosmkt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde!
    Gostaria de saber qual a melhor época para efetuar o plantio.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. ELA TEM ALGUM PODER ECONôMICO?
    darleytavarez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo, tenho uma primavera na minha varanda, onde bate sol forte a partir das 12h, e tem bastante vento também. Ela está em um vaso. Ela está resistindo, mas desde que chegou, caíram as flores, e não voltaram a crescer, e as folhas estão meio com cara de queimadas. Tenho regado todo dia, é isso mesmo? Alguma dica que possa me ajudar?
    Meu email é elisfeldman@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, a primavera não deve ser regada diariamente. ela não necessita de tanta água. uma vez por semana seria o ideal. para as folhas com manchas de ferrugem aplique sulfato de cobre. vc pode comprar em casa que vendem plantas. vc siga as instruçoes de quantidade e esborrife em toda a planta. uma vez por mês coloque adubo 10 10 10. em época anterior à florada coloque 4 14 8. boa sorte

      Excluir
    2. Oi Elis, tenho também uma primavera na sacada, onde tem muito sol depois do meio dia e venta muito. Ela estava muito mal. fui prestando atenção e fazendo experiencias. No caso da minha planta eu rego todos os dias de manha e à noite. com a terra já fria. Coloco de vez em quando terra nova e adubo para flores. A florada este ano foi linda!! Ela está muito feliz. É como a gente, cada um é de um jeito. Tem que prestar atenção! Um abraço. Boa sorte!
      Wanda

      Excluir
  7. Boa noite, por favor, eu tenho duas arvores primavera em vaso, mas acho que elas estão doentes, pois as folhas e as poucas flores estão nascendo toda enroladas, não abrem.
    Você pode me ajudar?? Pois não encontrei ainda, algum lugar que me indicasse o rem´dio correto.

    Eu agradeço muito,

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Prezado Victor,

    As minhas também têm esse problema às vezes, e como são enormes eu faço uma poda radical por ser difícil de aplicar algum inseticida.

    Em geral, os inseticidas de uso amador resolvem isso, como o Jardim primavera ou o Dimmy Pronto, ok? Se as suas são pequenas, não recomendo a poda.

    Abraços

    Paulo Cezar Heib

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei esse site. Estou cursando a faculdade de Design de Moda e tenho um trabalho sobre o estilista Versace, a professora deu um tema de flores pra juntar com a pesquisa do estilo dele e produzirmos uma roupa pra boneca de papel. A minha flor escolhida foi a primavera, achei aqui todas as informações necessárias para colocar no meu trabalho. AMEI.
    Obrigada pela ajuda :)
    beijos com carinho, Maressa.

    ResponderExcluir
  10. olá, a planta primavera tambem conhecida como 3 marias cura labirintiti. pega as folhas deixa secar e depois faz o chá. quem tomou diz ter sarado do mal. (me falaram, não assumo qualquer responsabilidade. (psquise) nelsinhobcosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho uma primavera plantada na calçada ao lado de um ipê. Já virou numa árvore, linda, folhas abundantes, mas nunca floriu. Ela vai florir só na primavera?

    Claudete
    ccdiacov@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Comprei uma trepadeira Primavera no vaso faz uns dois anos+ou menos,floriu aqui na sacada emtusiasmada replantei no jardim do meu prédio.
    La ela lastrou cobriu a grade do muro folhas verdinha,só que nunca + floreceu esta bem adubada o sol bate total por cima dela só a tarde florecer nem pensar.Tenho vontade as vezes de me desfazer. A cor é Salmão. neusapoeta@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Paulo eu também sou apaixonada por primaveras para mim nada supera.Mas é pena que quando a gente compra elas estão lindas floridas e depois as flores caem e demoram demais .tenho tres vasos somente agora depois de um ano uma delas esta me fazendo sorrir é a branca que esta florida e linda.Mas as outras nada.Mas não desisto ,vou esperar a época da poda para dar um trato na terra e adubá-las.mas se tiver um conselho eu ficaria feliz.
    Parabéns pelo bloc /obrigada
    Mercedes

    ResponderExcluir
  14. Caros companheiros, boa tarde. Eu sou o joão vanes e sou fanático por plantas e não poderia deixar de ser por primaveras também. Em minha residência tenho um imponente jardim, onde se destaca pelo volume da ramagem que se debruça sobre o muro para a calçada na rua duas espécies de primaveras. Ambas possuem flores praticamente da mesma cor (maravilha) só que uma as flores se manifestam em forma de cachos e outra, entre as folhas alternando-se. Só que estou achando que a florada deveria ser mais vigorosa. A folhagem está muito exuberante em detrimento da florada. Esclarecimento: a ramagem, está em pleno sol e a base, junto a um vértice de muros, onde não chega a luz do sol e a umidade, me parece bem alta. Tem algo que eu possa fazer para melhorar a florada?

    ResponderExcluir
  15. Comprei uma muda de buganville rosa clarissima, coloquei na terra num pequeno espaço, transpantei para outro e finalmente para um grande vaso com sol só pela manhã.Durante os anos que a planta ficou nesses lugares deu apenas duas flores grudadas no caule. No vaso abriu só mais uma flor e não posso deixar crescer por causa da cerca elétrica e ela sofre com podas.

    ResponderExcluir
  16. PESQUISEI MUITO SOBRE ESTA ESPECIE DESDE ANTES DE COMPRAR A MUDA.TENHO HÁ +OU- 5 ANOS UMA LINDA PRIMAVERA DEBRUÇADA SOBRE O MURO DA FRENTE DA MINHA CASA. A ESPECIE QUE TENHO É A Bougainvillea spectabilis VINHO QUANDO COMPREI-A TAMBÉM FICAVA TRISTE PELA FALTA DE FLORAÇÃO. DESCOBRIR QUAL O PROBLEMA! AGORA MINHA PRIMAVERA ESTÁ SEMPRE FLORIDA E EU FELIZ! :)

    UM POUCO MAIS SOBRE A PRIMAVERA:

    -FLORAÇÃO: GERALMENTE A FALTA DE FLORAÇÃO NÃO É PROBLEMA DE ADUBAÇÃO MAS SIM “EXCESSO DE ÁGUA”, A PRIMAVERA (SEJA QUAL FOR A ESPECIE: GLABA, SPECTABILIS OU HYBRIDA) “GOSTA DE SOLO SECO E SOL FORTE” PORTANTO “SE A RAIZ NÃO RECEBE SOL ” PRINCIPALMENTE AS PLANTADAS NUMA REGIÃO SOMBREADA ONDE O SOLO JÁ TEM TEM SUA UMIDADE NATURAL “EVITE AO MAXIMO DE REGAR”. §DICA: SE O SOLO OU TERRA DO VASO ESTIVER MUITO UMIDO DEVIDO CHUVA ,REGA OU UMIDADE DO SOMBREAMENTO, TIRE A TERRA DA RAIZ E COLOQUE PARA SECAR AO SOL, QUANDO FOR DEVOLVER MISTURE-AS A TERRA SECA COM A UMIDA (FOI O Q FIZ E FAÇO, A MINHA ESTÁ COM RAIZ NA PARTE DE DENTRO DO MURO, AS FOLHAS RECEBIAM SOL MAS A RAIZ NÃO, DEVIDO A SOMBRA E CHUVAS O SOLO ESTAVA MUITO UMIDO. ENTÃO SEMPRE Q FAZ UM SOL “BONITO” COM UMA PÁ COLOCO A TERRA NUM CARRINHO DE MÃO E ESTE NO SOL. VAI POR MIM, AS FLORES VÃO APARECER!

    -Bougainvillea spectabilis: ESPECIE DEAL PARA FICAR APOIADA EM ALGO COMO: PERGOLADOS, TRELIÇAS, ARCOS,CARAMANCHOES, CERCAS, COLUNAS, ARVORES, COROAMENTO DE MURO E FACHADAS. SEM APOIO ELA FICA MUITO BAIXA! A SPECTABILIS É “GALHUDA”OU “GALHO-CIPÓ”, COM FOLHAS GRANDES E OPACAS E NÃO FORMA COPA (POIS SEUS GALHOS CRESCEM MUITO LONGOS E ENGROSSAM, FICAM MUITO DISPERSOS E CONSEQUENTEMENTE CAIDOS).

    - Bougainvillea glaba: PODE FICAR APOIADA OU SOZINHA, NESTA CASO VIRA UM ARBUSTO COM TRONCO E UMA COPA. A GLABA PARECE COM A ACEROLEIRA. SUAS FOLHAS PEQUENAS E BRILHANTES, SEUS GALHOS NÃO FICAM TÃO LONGOS COMO NA SPECTABILIS POR ISSO NÃO SÃO FICAM MUITO DISPERSOS. É JUSTAMENTE POR ISSO Q ESSES GALHOS UNIDO FORMAM A COPA.

    -NOMENCLATURA E CORES: VI NA NET ALGO DO TIPO. “TENHO UMA PRIMAVERA COR BOUGAINVILLEA AQUELA QUE É VERMELHA, SÓ CRESCE E PAROU DE FLORECER DESDE QUE TIREI DO VASO .” DE UMA MANEIRA BEM COLOQUIAL O TERMO “BOUGAINVILLEA” É GENERICO E ABRANGE TODAS. ENQUANTO QUE Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glaba OU Bougainvillea hybriba SÃO TERMOS ESPECIFICOS DA PRIMAVERA. SENDO ASSIM A SUA PRIMAVERA TEM QUE SER UMA DESSAS 3. AS 3 ESPECIES PODEM TER QUALQUER COR DE FLOR OU MELHOR “BRÁCTEAS”, VERMELHA, VINHO, ROSA, LILÁS, ALARANJADA, BRANCA, AMARELA (ESSA É MAIS RARA)...

    UM ABRAÇO, DIANE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diane!!ótima dica!!estava pesquisando sobre essa 'Tres Marias''e encontrei teu comentario sobre a umidade na raiz,,a minha muda esta num lugar bastante umido ,inclusive tem outras mudas rasteiras na raíz dela!!!amnhã mesmo providencio as mudanças!!obrigada!!

      Excluir
    2. Diane!!ótima dica!!estava pesquisando sobre essa 'Tres Marias''e encontrei teu comentario sobre a umidade na raiz,,a minha muda esta num lugar bastante umido ,inclusive tem outras mudas rasteiras na raíz dela!!!amnhã mesmo providencio as mudanças!!obrigada!!

      Excluir
  17. Querido Paulo 1000 desculpas pelo complemento atrasado.
    Meu texto foi grande q simplesmente esqueci d acrescentar mais coisas.
    Aqui vai...
    Quero parabeniza-lo pelo seu ótimo blog, achei muito informativo, claro e como uma linguagem acessivel, ah! adorei as fotos das primaveras.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!!
    Pesquisei e adorei a primavera,alem de ser linda nao requer tanto cuidados diarios nao resisti e Comprei uma primavera pink ha + ou - dois meses com apenas as folhagens,hoje ja esta comecando a florar,porem ainda esta na lata,fz um pergolado para apoia-la e iria colocar em um local definitivo,mas nao sei se vai influenciar na floracao, o que faco ?????
    Parabns pelo blog, irei ficar muito grata se vc me ajudar!!!!!!!!
    Meu imail dinha_disdal@hotmail.com

    Abraco...

    ResponderExcluir
  19. Olá, minha primavera está com folhas manchadas de amarelo e não tem dado flor. Ela fica em um vaso, mas já possuo essa planta há anos e sempre deu flores, eu a cultivei a partir de um galho que eu mesma plantei. Será alguma doença? Como posso tratá-la para voltar a dar flores?
    Obrigda
    Silvana

    ResponderExcluir
  20. Amo esta planta,enriquece o olhar e tras paz no espirito,tenho ela nas cores purpura e branca...meu marido e eu fizemos uma adaptação com uma especie de grade de madeira,onde ela vai expandindo no muro....Realmente muito linda!!

    ResponderExcluir
  21. ola Paulo seu blog é D++++ e parabéns a Daiane tenho três mudas da primavera e não vejo a hora dela crescer e florir más ate agora não apareceu nem um broto já estou preocupada,agora já sei que ela não gosta muito de água o que devo fazer? se alguém puder me responder agradeço

    ResponderExcluir
  22. Encontrei em um blog, como decoração de um bolo, flores de primavera cristalizadas, ou seja, neste processo a flor é pincelada com clara de ovo levemente batida e passada no açúcar, aguarda-se secar e utiliza.

    Minha dúvida:
    Fiz várias pesquisas no google para saber se ela é venenosa, ou uma vez que foi utilizada cristalizada, para decorar um bolo, seja comestível e não tenha nenhuma toxidade, você sabe me informar sobre isto?
    Obrigada,
    Lia

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.