Manacá-da-serra



Pagar









Nome Científico: Tibouchina mutabilis
Nome Popular: Manacá-da-serra, Manacá-da-serra-anão, Cuipeúna, Jacatirão
Família: Melastomataceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Um dos meus xodós em casa é meu vaso de manacá-da-serra. Agora em maio começaram a abrir as primeiras flores, e pelo andar da carruagem teremos flores por muito tempo já que todos os dias abrem de três a quatro flores, e restam uns duzentos botões ainda!!

É sem dúvida, ao lado da minha jabuticabeira, o maior beberrão aqui de casa. E provavelmente esse conjunto de sol + muita água + adubo orgânico é a fórmula do sucesso da minha planta.

ATUALIZAÇÃO em 01/04/2011



Após muito questionar meus fornecedores a respeito de muitas mudas que morreram mesmo após darem flores, concluí que o principal fator pode ser o excesso de água após a muda já estar bem pega.


Recomenda-se que a muda adquirida esteja plantada EM TERRA e não apenas em substrato, pois este último não dá firmeza à raiz da planta quando ainda está ensacada.


Quando a muda é recém plantada ela realmente precisa de bastante água, porém com o passar do tempo não se pode manter o solo encharcado, por isso a drenagem é fundamental para o sucesso no plantio.


E isso se aplica à muda plantada em vasos ou no chão.


E para evitar comprar 'gato por lebre', certifiquem-se de que a muda é feita por enxertia ou por alporquia, pois mesmo as sementes do manacá-da-serra-anão podem gerar mudas do manacá que cresce normalmente.





Segue abaixo texto do jardineiro.net:



"O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.

O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como 'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.

O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo."


Fotos: Paulo Heib

126 comentários:

  1. Eu comprei hoje uma que está linda, eu adoro flores, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ,SOU FÃ DESTA PLANTA,JÁ TIVE UMA VEZ.SÒ QUE NÃO FOI AVANTE.GOSTARIA DE SABER DE VC ONDE ENCONTR AS SEMENTES OU UMA MUDA
    MARISAFESTAS@HOTMAIL.COM
    AGUARDO SUA RESPOSTA
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. OLÀ!
    ESTOU QUERENDO COMPRAR 4 PÉS DE MANACÁ DA SERRA "ANÃO" PARA PLANTAR EM MINHA CALÇADA,PRECISA SER ANÃO POIS PASSA FIAÇÃO ELÉTRICA NA CALÇADA,E TAMBEM TENHO UMA ÓTIMA VISTA DA SERRA QUE NÃO QUERO COMPROMETER!
    TEM COMO IDENTIFICAR SE A VARIEDADE DE MANACÁ É ANÃO OU NÃO?
    wconsorti@hotmail.com
    AGUARDO RESPOSTA.
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. COMPLETANDO MINHA PERGUNTA.
    POIS JÁ CONHEÇO A VARIEDADE DE MANACÁ DA SERRA ANÃO ,E DE CHEIRO! MAS NÃO CONHEÇO AS OUTRAS VARIEDADES E PORTANTO NÃO SEI SE SÃO MUITO PARECIDAS COM A VARIEDADE ANÃO,E SE PODEM SER CONFUNDIDAS.

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE,TENHO A MESMA PERGUNTA DA MARISA,
    ONDE ENCONTRO O MANACÁ DA SERRA ANÃO?

    ResponderExcluir
  6. olá Magda, deixe seu e-mail para que eu possa respondê-la diretamente.

    Atenciosamente,

    Paulo Heib

    ResponderExcluir
  7. eli gostaria de saber se pode podar
    pe de nanaca da serra
    e-mail eliriback@otmail.com

    ResponderExcluir
  8. Moro no interior de Minas e gostaria de comprar uma muda de manacá da serra anão. Vc sabe se há alguma loja virtual onde eu possa fazer o pedido e eles me enviarem via transportadora? Obrigada,
    Christiane - cmbuthers@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo lindo manacá-da-serra que vi nas fotos. Solicito sua ajuda...Bem, moro no Rio de Janeiro e preciso do fruto do manacá. Gostaria de saber se tem idéia de como posso conseguir nesta época do ano.
    Grata desde já,
    Kátia Angela - k.pereiranut@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Plantai um manaca da serra em frente ao meu prédio em julho. Agora em janeiro ele deu umas flores e depois secou caiu todas as folhas. Será q morreu? O q aconteceu? Sou do Parana e aqui essa epoca do ano esta chovendo direto. Na seca ele era aguado dia sim dia não. Lucilenenunes@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tá sem nenhuma folha e está parecendo que morreu queria saber também se ela secou

      Excluir
    2. O segredo é regar bem 2 vezes ao dia. Evite usar esterco também.

      Excluir
  11. Oi. Tenho um pé de manacá da serra, porem a uma semana perdeu todas as folhas e seus galhos estão secos. Devo podá-lo neste momento? Qual o adubo que posso usar para esta arvore?
    Lílian
    lv.cruz@uol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, já plantei varios pés de manacá da serra no meu jardim. Depois de dar flores, todos os pes caem as folhas, secam o caule e morrem. O que devo fazer, pois gosto muito dessa variedade de flor.

    madalenaagropec@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também aconteceu comigo até que aprendi que devemos regar 2 vezes ao dia. Regar sem dó.

      Excluir
  13. Por incrível que pareça estou vivendo o mesmo problema da Madalena, só que os meus morrem depois de 3 a 4 floradas. Morrem grandes, e isso já aconteceu várias veses. Replanto e acontece a mesma coisa. Nem uso o mesmo buraco porque me disseram que não era bom. Que fazer?
    O manacá de cheiro que tenho 3 estão lindos, dão belíssimas flors e cheirosíssimas, não tenho qualquer problema com esta espécia.
    Estrnho, não. Se puder me ajudar, agradeço imensamente.
    Letícia (leticiarv@isuper.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não vamos ter essa resposta estou com o mesmo problema

      Excluir
  14. Não entendi porque, mas acima da minha mensagem apareceu o nome de meu filho. Me desculpe.

    Letícia

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    também estou com o mesmo problema, meu manacá da serra está um um vaso e após a primeira floração da muda que comprei ele nunca mais floriu. Como o plantei há pouco mais de um ano, estava com esperanças de que abrisse flores agora no inverno, mas por enquanto nem sinal delas. O Caule dele está sempre com aspecto frágil e com poucas folhas. Gostaria de saber como proceder para melhorá-lo. Já fofei a terra e substitui parte dela na intenção de salvá-lo. Uso óleo de neem e agente de floração a cada 3 meses. Da última vez que subsitui parte da terra também adicionei humus.
    Se puder indicar uma forma ou sugestões de cuidados, ficaria imensamente agradecida.

    paula@matrixingredientes.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu tinha um manacá da serra no jardim da frente da minha casa, já adulto, com cerca de 4 metros, e transferi para o quintal dos fundos a quase dois meses, ele não está reagindo, fiz a poda coloquei umus de minhoca e NPK 10-10-10, rego dia sim dia não, moro no sul de Minas Gerais, O que será que eu fiz de errado ? Será que ele vai morrer ? Se poder me ajudar ficarei eternamente grata,
    Rita

    ritastral@gmail.com

    Ah! Parabéns pelo seu blog !

    ResponderExcluir
  17. boa noite, plantei cinco manacas em minha calçada de março para ca eles perderam todas sa folhas e estão secos, seu tronco também, muito seco e descaacando, será que morreu, o que faço?? obrigado

    ResponderExcluir
  18. boa noite, plantei cinco manacas em minha calçada de março para ca eles perderam todas sa folhas e estão secos, seu tronco também, muito seco e descaacando, será que morreu, o que faço?? obrigado

    capimglau@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Luiz Carlos Ferreiraterça-feira, junho 01, 2010

    Peço esclarecimentos sobre o Manacá. Porque ele seca e morre, mesmo com cova grande, bem adubada e bem aguada?

    ResponderExcluir
  20. Acabei de comprar um manaca da serra, que esta lindo cheio de botoes e flores. Sera que vai morrer? Li varios comentarios sobre o assunto e ja fiquei preocupadissima. Como cuida-lo? Plantei-o no chao.Aguardo suas dicas, se puderes desde ja agradeco brulu@globo.com

    ResponderExcluir
  21. gostaria de ter visto as respostas de todas estas pergunta.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Por incrivel que pareça, acho que todos temos o mesmo problema com essa planta linda.Acabei de comprar um, que esta todo cheio de botões e flores, mais ja tive um que floril e depois secou. como devemos cultivar essa planta? Gostaria de saber sobre a terra,agua e local que ela gosta de ficar, como pouco ou muito sol. ObrigadRose
    real_startel@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a solução neste vídeo https://youtu.be/8nSl3z_PwVw

      Excluir
  23. Comprei um manaca no ano passado, estava sem flor, e este ano tambem nao deu flor, e aqui no Parana, todos os pes de manacas q vejo estao carregado, so o meu q nao da flor? o que devo fazer pra minha planta dar flor?
    obrigada

    ResponderExcluir
  24. ola paulo meu nome e carolina comprei uma muda de manaca da serra anao e plantei ele em um vaso gostaria de saber se vai pra frente ele esta florido e bonito e quantasvezes po ano floresce espero uma resposta

    ResponderExcluir
  25. olá pessoal Meu nome é Joao! A respeito do manacá secar e morrer talvez seja pela adubaçao. O manacá é uma planta altramente sencivel a nitrogênio. O fato de ele nao florir pode ter dois motivos 1- estar muito na sombra 2- ser produzido por semente. Carolina, seu manacá em vaso vai para frente normalmente, e dependendo da sua regia a florada pode durar o ano todo. Valeu pessoal.

    ResponderExcluir
  26. Olaaaa!!! Também adoro manaca da serra tenho uma plantada no vaso +/- a 1 ano e ganhei + 2 plantei no jardim mais no mesmo dia ficaram murchas. Gostaria q voce me desse dicas e tbém que tipo de adubo usar.
    Aguardo anciosa sua resposta.
    manaca2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. desculpe passei o email errado
    o correto é

    manacadaserra2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. oii comprei um manacá da serra em campos de jordão e trouxe para o rio. pela leitura do texto, deve ser a "NANA", pois a planta comprada não é uma árvore. espero que floresça,pois ainda estão os botões

    ResponderExcluir
  29. Ola, eu comprei um manaca da sera cheio de folhas e botoes, plantei em vaso de barro, porem esta toda seca.o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  30. Olá Paulo!!! Primeiramente quero te parabenizar pelo lindo blog :)
    Eu moro em Rondônia ( clima tropical) comprei duas mudas de manacás em SP e trouxe p cá, estão em vasos e um deles ja deu flores lindas, o outro caiu as flores e esta secando, tô triste :(
    Eles estão em um local que pega sol pela manha e sombra a tarde. Gostaria de suas dicas de como adubar, irrigar e etc...
    Email Felicity.71@hotmail.com
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  31. ola, comprei 2 mana da serra anao e plantei cada um em um vaso grande, eles estao cheios de botoes, a terra é puro humus, só que esta diretamente na sombra, sera que preciso coloca-los no sol? os botoes ja estao comecando a abrirem, mas tenho medo que possam morrer pois estao diretamente na sombra, preciso mudar o local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm comprei um manacá da serra e esta na sombra e vou deixar na sombra pois tive dois e estavam no sol e morreram secaram

      Excluir
  32. Ola paulo! Eu sou um produtor de manacá da serra anao. Caso se interessar em comprar mudas ou se souber de alguem que compre entre em contado comigo que lhe passo mais informacoes. Obrigado

    e-mail= ederlan_m@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Achei a coisa mais linda a floração do manacá-da-serra anão.Onde posso comprar? Pode ser plantada em vaso, em varanda de apartamento? Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. ola!, quando em uma viagem,avistei esta linda planta com sua lindas flores fiquei encantada,pois as cores são das que gosto, e são também muito delicada, me apaixonei a primeira vista, me ajude a ter uma desta riquesa anão, fiquei feliz em saber deste site obrigada,meu orkute é roquesfesta@hotmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  35. Olá Paulo, minha dúvida é a de todos, estou para plantar um manacá na beira da calçada e gostaria de saber como reconhecer se é anão ou não, pois preciso de uma árvore e não um arbusto, e se é normal esses problemas citados acima, perda de folhas etc. Obridada, Carolina
    lolavargas@terra.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá, tembém estou com meu manaca da serra anão no vaso metade seco parece morto. O que devo fazer, poda-lo? ou ele se regenera p ano que vem? Ele toma sol do meio dia em diante, adubo ele como humus de minoca, floriu esse ano lindamente.
    meu e-mail é claudia.jandler@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  37. meu manaca cairam todas as folhas e esta secando o q fasso.......bgd

    ResponderExcluir
  38. meu manaca cairam todas as folhas e esta secando o q fasso me respoda rapido bgs.....meu e-mail e nathalia_s_sampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo seu blog.Além das preciosas informações, a beleza das fotos.
    Tenho um pé de manacá anão no jardim cerca de
    um ano.Ele recebe sol pela manhã até às 13 horas, mais ou menos. Só deu duas ou tres flores que logo caíram. Crsceu pouco e nunca coloquei humus. Como devo tratá-lo para que me wncantem com sua beleza.'Se puder me ajudar, agradeço muito!!!'meu email: malice gaspar@globo.com

    ResponderExcluir
  40. adorei a que eu comprei e linda demais beijokas de thiago nunes campos

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Paulo!!!
    Adorei o site, e as informações, só que tenho uma dúvida, eu posso podar a árvore de manacá-da-serra, e em qual época!?!? A minha deu lindas flores só uma vez.
    Grata
    Helena
    e-mail: helenahaselbauer@ig.com.br

    ResponderExcluir
  42. Quero saber como manter um pé de manacá, se eu devo podar, qdo a poda deve ser feita e qual o adubo químico melhor a ser usado. desde ja obrigada pela atenção.
    zcoimbra@uol.com.br,

    ResponderExcluir
  43. Tenho uma floreira, em frente a orla maritima, onde os ventos fustigam durante todo o ano ,as plantas... será que plantando o manacá,resistirá a todas essas intemperies? sim, porque além dos ventos, tem o sol intenso de Salvador...(Bahia) As únicas espécies qu resistiram bravamente, foram os Hibiscos!!!

    ResponderExcluir
  44. Olá,Paulo sou de Brasília,gostaria de saber se posso podar meu manaca da Serra do tamanho que eu quiser, o meu não é o anão? obrigada...

    ResponderExcluir
  45. Olá! Paulo sou de Brasilia tenho um manacá da serra mas ele não é anão,e gostaria de saber seu eu posso podar ele do tamanho que eu quiser.. Grata!!!!
    Email:franmontarroyos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. oi Paulo... como muitos dos comentários acima eu também comprei um Manacá da SERRA que depois que floriu parece estar morrendo. Não sei o que fazer. Gostaria de uma orientação e também de sugerir que as respostas fossem colocadas na página pra que evitasse de nós ficarmos fazendo as mesmas perguntas sempre. Obrigada

    ResponderExcluir
  47. esqueci de dar o endereço de e-mail elvirambsarmento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. oi gostaria de saber como podar o manaca da serra, asfolhas estao amarelando e caido, obrigada, deise.guimaraes@ig.com.br. aguardo.

    ResponderExcluir
  49. Olá Paulo
    Como maioria das pessoas que comentaram, também já plantei 3 pés de manacá da serra que deram inicalmente uma linda floraçao, mas depois simplesmente secam....
    Planto-os numa chácara em Pres. Prudente- Oeste do Estado de SP, c/ sol pleno todo o dia... molho-o de manha/ tarde, o solo está umido...
    Já aconteceu de morrer quando quase nao chovia, agora com muita chuva também...
    Estou comprando mudas muito frágeis???
    Devo esperar que as mudas que compro com 60 a 70cm de altura fiquem mais resistentes até passá-las pro solo???
    Como devo adubar e manter a preparaçao deste solo???
    Agradeço sua atençao, e aguardo resposta...
    Mary
    marymartinsnery@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Ola Paulo
    plantei um manaca no meu jardim desenvolveu rapido e bem viçoso muito forte mesmo deu flores o ano passado agora ele estava bem fertil e bem grande com uns 3 metros de altura
    estava bem otimista mesmo esperarando florir iria talves ficar um espetaculo pelo porte que estava,derrepente começou murhar e parece estar morrendo,sera que foi porque fis uma muda por alporquia? espero que me de alguma informação pois estou chateado com a perca do manaca. obrigado

    ResponderExcluir
  51. esqueci de por meu email no comenterio acima
    zeca.2009@globo.com.br

    ResponderExcluir
  52. Ola PAUlO
    Muda por Alporquia prejudica a alvore principal
    no caso pé de manaca da serra ?
    Obrigado
    correia.rodrigues@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Paulo, td bem? Bem sou marinheira de 1º viagem!! Plantei o meu pé de manaca ontem a muda tem uns 3,5m está com um ponteiro lindo.Gostaria de saber quantas vzs molho ele,quais os adubos necessários e as quantidades de quanto em quanto tempo faço a adubação. Meu manaca está na calçada pega sol direto.
    Obrigada desde já!!
    cristina.baptista@bol.com.br

    ResponderExcluir
  54. Como cultivar e connservar o manacá?
    Meu problema é o mesmo da maioria: a plantinha morre depois de algumas floradas.
    Ana Maria
    anaitaquere@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  55. Prezados visitantes

    Após coletar as principais dúvidas, e por não ter tido tempo de responder a todas individualmente, atualizei esse post sobre o Mancá-da-serra com um resumo dessas dúvidas.

    Abraços a todos.

    Paulo Cezar Heib

    ResponderExcluir
  56. Acho essa planta maravilhosa, mas já estou desistindo dela, ia comprar para plantar em meu jardim.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  58. Tenho um Jacatirão com 10 metros de altura, gostaria de saber se é possível podá-lo para diminuir a altura, porque está muito próximo dos fios de luz, se eu cortar alguns galhos ele vai continuar brotando galhos novos e poderei deixá-lo mais baixo.
    Agradeço desde já .

    ResponderExcluir
  59. estou muito querendo comprar uma muda de manacá da serra como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples: entre em contato comigo 11 9829-4076. enrego em toda Gde São Paulo

      Excluir
  60. Tenho procurado em livros e na web saber a respeito de uma praga nas folhas do manaca da serra. São manchas esbranquiçadas, muitas. Não encontrei nada que pudesse me esclarecer o tipo de praga e o tratamento para isso . Voce conhece isso ?
    Obrigada pela atenção,Li

    ResponderExcluir
  61. Valcir
    Qual é a melhor época do ano para fazer mudas de Manacá da Serra por ESTAQUIA?
    Meu email é: gvalcir@yahoo.com.br
    GRATO!

    ResponderExcluir
  62. Olá! Gostaria de saber se é possivel enviar uma muda de manacá da serra anão p/ Londrina/PR e qual seria o custo?

    ResponderExcluir
  63. Olá! Gostaria de saber se é possível enviar uma muda de Manacá da Serra Anão para Londrina/PR e qual seria o custo. Obrigado. Att. Ronaldo (romilanes@gmail.com)

    ResponderExcluir
  64. Sou do estado de Goias gostaria de saber o que fazer para salvar o meu manaca plantei e ele esta cada dia mais feio

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde e parabéns pelo blog! Comprei 2 manacás há 15 dias e apesar de regá-los todos os dias, estão com as folhas murchas e as flores também!!! Será falta de água? vejo que muitas estão com o mesmo problema. Obrigada pela atenção. Cristina (violetacristi@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  66. Olá!
    Tudo bem?
    Meu marido e eu compramos um vaso grande com o "Manacá da Serra" e no sábado ela estava no final da tarde, tristinha e com as flores murchas, só as flores, já ficamos aborrecido pensando que ela estava a morrer, mas graças a Deus não, está uma belezinha, mas no finbal da tarde ela sempre está com as flores murchas, aí borrifamos água e ela fica bonita de novo.
    Isso é normal ou ela está doente?
    Seu blog é maravilhoso, meu marido e eu gostamos muito.
    Um abraço de nós dois, Maria e José.

    ResponderExcluir
  67. OLÁ ESTOU COM MEU PÉ DE MANACÁ COM AS FOLHAS AMARELANDO E CAINDO OS BOTOÉS TAMBÉM NEM CHEGAM A ABRIR E, JÁ CAEM PODE SER FALTA DE ADUBAGEM ? OU EXEÇO DE AGUA??/ ESTOU PONDO ÁGUA ESTOU REGANDO TODOS OS DIAS ESTÁ EM VASO EM LOCAL QUE PEGAL SOL DE MANHÃ. SOU DE SÃO PAULO ...SERÁ QUE É POR CAUSA DO TEMPO SECO?MEU EMAIL MARIZA3NETOS@GMAIL.COM RESPONDA..ME POR FAVOR POIS EU AMEI ESSA PLANTA.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  68. Há alguns anos atrás, descendo a serra com minha filha, me encantei com árvores coloridas nas tonalidades branca rosa e roxa e em abundância. Nem minha filha e nem meu genro souberam dizer que o que era.
    Ano passado, visitando uma flora aqui na minha cidade, Araxá/MG, notei mudas de árvores com flores e imediatamente lembrei-me da visão maravilhosa que tive anos atrás. Comprei uma muda e hoje, após 8 meses, está uma linda árvore cheia de flores. Todos que passam na rua param para contemplá-la e perguntar o nome e obviamente pedir uma mudinha. Obrigada a Deus pelas suas maravilhas.!!!! Iara.

    ResponderExcluir
  69. meu manac[a da serra estava lindo do nada começou a murchar as flores que faço????
    meu email é martitas2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. essa planta da algum bicho ? se puder me responder agradeço !

    ResponderExcluir
  71. Veja se pode me ajudar, meu manacá foi plantado em solo definitivo e secou todo, está sem folhas e flores, o que faço, não gostaria de perdê-lo?
    pri32@tutopia.com.br
    Grata,
    Príscila Pontes

    ResponderExcluir
  72. Veja se pode me ajudar, meu manacá foi plantado em solo definitivo e secou todo, está sem folhas e flores, o que faço, não gostaria de perdê-lo?
    pri32@tutopia.com.br
    Grata,
    Príscila Pontes

    ResponderExcluir
  73. Olá, creio que o meu problema seja o de todos aqui...meu manacá tem cerca de 2 anos e dá algumas flores, mas bem ralo.. e de uns tempos prá cá percebo que está secando os galhos, ficando com poquíssimas folhas... e pelo que vejo a tendência é secar, igual a outra que eu tinha ao seu lado que secou por inteiro e apodreceu as raizes.... o que essa planta tem de segredo em seu cuidado?

    ResponderExcluir
  74. Creio que o meu problema seja o mesmo dos nossos amigos... tinha 3 manacás, um secou por inteiro, até na raiz... o outro está "capenga" sendo que secou após 2 anos de plantio secou a maior parte dos galhos e tem somente algumas folhas nas pontas e tem poucos brotinhos. O último está com algumas folhas mas também com bastante galhos secos e todos saem poucas flores e muito pequenas.
    Qual é o segredo de cuidado desse mancacá?
    obrigado,
    marcosota@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Olá, creio que o meu problema seja o de todos aqui...meu manacá tem cerca de 2 anos e dá algumas flores, mas bem ralo.. e de uns tempos prá cá percebo que está secando os galhos, ficando com poquíssimas folhas... e pelo que vejo a tendência é secar, igual a outra que eu tinha ao seu lado que secou por inteiro e apodreceu as raizes.... o que essa planta tem de segredo em seu cuidado?

    ResponderExcluir
  76. O meu manacá começou a secar percebi que estava morrendo, daí fui informada que tem um inseto que suga os brotos novos que vai secando a árvore até ocasionando sua morte.
    Comprei óleo de Nem, ou Nen, acho que é esse nome e borrifei em todo o manacá, fiz isso na parte da manhã quando não tem sol.Consegui salvar. Daí em diante sempre borrifo algum inseticida. O inseto é muito pequeno, é branco e parece que solta um líquido nas folhas. Tem que ficar observando sempre.Acho que pode ser esse o problema de voces. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  77. Pode ser um inseto branco que suga os brotos novos, observem com atenção e vejam se tem um bichinho branco (ele é bem pequeno)voando no manacá. Ele suga e se não for detido seca os galhos e mata a planta. Eu tive esse problema e me indicaram borrifar toda a planta com óleo de Nen,fiz isso e consegui salvá-la. Esse inseto também deixa tipo uma gosma nas folhas. Daí de vez em quando borrifo algum inseticida a base de água ou fumo de rolo etc....
    mas sempre de manhã ou á tarde, quando não tem sol. Pode ser esse o problema, espero ter ajudado alguém a salvar suas plantinhas! abraços!!!

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição, Angélica

      e-mail:
      pauloheib@hotmail.com

      Excluir
  79. Eu gostaria de saber quando e como podar o Manacá, se é que tem necessidade além da estética!

    Obrigada! abraços!!!!

    ResponderExcluir
  80. GOSTARIA DE SABE ONDE EU ENCONTRO O MANA DA SERRA NA REGIÃO DE JALES E TBM QUANTO FICA O ENVIO DA MUDA PARA JALES SP
    MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  81. Ola, temos uma Manaca em casa e queriamos fazer outras mudas? Vc poderia nos ajudar?? katiaverona@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. Acabei de comprar um manaca da serra, que esta lindo cheio de botoes e flores. Sera que vai morrer? Li varios comentarios sobre o assunto e ja fiquei preocupadissima. Como cuida-lo? Plantei-o no chao.Aguardo suas dicas, se puderes desde ja agradeco. ines.borges.pereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Meu nome é walquiria comprei um pé de manaca da serra plantei em um vaso ,infelizmente acho que machuquei sua raiz as folhas estao caindo apesar dele esta cheio de botoes.gostaria de saber como cuidar para não mahuca-lo mais.obrigada.

    ResponderExcluir
  84. Olá acabei de comprar uma muda de 1m + ou - e não sei se é anão ou a comum, veio cheias de flores lilá e brancas com muito botões brancos. Outra coisa o vendedor lá na feira livre disse que ela não gosta de sol e nos sites diz para plantar em sol pleno, estou muito confuso.Se quiser te envio fotos para me ajudar. Grato desde já pela dicas que me passar. raymundo.lima@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  85. Olá, Paulo, lendo as mensagens vi que quase todos têm o mesmo problema que o meu em relação ao manacá da serra. É que eu já tentei cultivar umas 5 ou 6 mudas e até agora não consegui. Em alguns casos, elas duraram até um ano ou um ano e meio, deram cargas de flores por mais de uma vez e, na estação das águas, morreram. Será o excesso de água que as matou? Qual deve ser o tamanho da cova, que tipo de adubação deve ser usado, qual a regularidade das regas? Moro no interior do Estado de SP, numa região muito quente, o oeste paulista, região de Presidente Prudente-SP. Será que o calor da região atrapalha o seu desenvolvimento? Por favor, dê-me dicas de cultivo, porque sou apaixonado por essa linda planta.

    Desde já, sou-lhe grato.

    ResponderExcluir
  86. Óla já plantei 3 pês re manacá da serra em minha calsada e quando eu achava que iria firmar os mesmos morrião sera que devo plantar sem adubo ou tem algum especifico para ele e também tem a questão do sol ouvi dizer que não pode ter muito sol mas aqui no site dis pra plantar com pleno sol vc poderia me ajudar nesta questão desde já muito obrigado.
    barbosasilva1979@bol.com.br

    ResponderExcluir
  87. Adqueri uma por estes dias, mas já estou com medo de perder diante a tantos comentários negativos(maioria).

    ResponderExcluir
  88. Olá, quero comprar sementes de Manacá, se você tem quanto seria para enviar para MG

    ResponderExcluir
  89. Olá, quero comprar sementes de Manacá anão, se tem como enviar para MG.
    irleide.lima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde,

    estou pensando em adquirir um muda do manaca da serra para plantar em minha calcada, a raiz dela pode estragar calcadas, estourar canos e etc.
    Qual manaca voce me recomenda o da anao ou o normal.

    grata

    Flavia

    ResponderExcluir
  91. Paulo o que eu faço depois que o Manaca da flores ! o meu esta caindo todas as folhas ! parece que esta morrendo ! o que fazer !

    Qual é o preço das mudas ! preciso de umas 30 mudas !

    duguararema@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. O meu tbm está caindo todas as folhas....só deu flores uma vez depois que comprei...e agora as folhas estão caindo muito rápido...até adubei a terra pois como comprei há 5 meses achei que precisava....mas não tá adiantando...me ajude...devo podá-lo?


    gislaine_1901@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. Bom dia!

    o meu manacá tbm está caindo as folhas....comprei há 5 meses e só de flores 1 vez....qdo comprei adubei a terra pois achei que precisava...mas não tá adiantando....devo podá-lo? por favor me ajude....

    ResponderExcluir
  94. O meu tbm está caindo todas as folhas....só deu flores uma vez depois que comprei...e agora as folhas estão caindo muito rápido...até adubei a terra pois como comprei há 5 meses achei que precisava....mas não tá adiantando...me ajude...devo podá-lo?


    gislaine_1901@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Acabei de comprar um manaca da serra, que esta lindo cheio de botoes e flores. Sera que vai morrer? Li varios comentarios sobre o assunto e ja fiquei preocupadissima. Como cuida-lo? Plantei-o no chao.Aguardo suas dicas, se puderes desde ja agradeco.
    delma_pimenta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. meu pé de manacá-da-serra estava saudável,verdinho e carregado de flores....uma coisa linda de se ver....derrepente,ele começou a secar,até morrer de vez...foi perdendo suas flores e folhas conforme ventava ou encostavam nele...isso aconteceu quando eu tirei ele do sol muito forte,mas pegava um solzinho fraco...dizem que se vc quebrar um galho e estiver verde,ele está vivo,se estiver marrom,ele esta morto...o meu estava tão marrom que chegava a estar preto.

    ResponderExcluir
  97. meu pé de manacá-da-serra morreu de uma hora para a outra...por que isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  98. gostaria de saber se essa planta dá algum bicho,ou uma doença,ou se dar flores e morrer é o ciclo de vida normal.quando possivel me responda,quero saber o motivo de ele ter morrido.

    ResponderExcluir
  99. oi, primeiramente parabéns pelo lindo blog. gostaria de saber pq minha planta favorita morreu.(manacá-da-serra).ele simplesmente secou até morrer...por que isso aconteceu?????

    ResponderExcluir
  100. meu manacá morreu!!!! por que?qual o motivo?

    ResponderExcluir
  101. MEU MANACÁ ANÃO MORREU E VIVEU DE NOVO...
    Olá me chamo Estela e comigo aconteceu a mesma coisa, dos comentários acima.
    Comprei uma muda de manacá anão e depois de anos florindo,
    (3 anos + ou -) de repente caiu todas as folhas e secou completamente... fiquei muito triste! pois quebrava seu caule e percebia que o mesmo estava completamente seco, mas optei por continuar aguando normalmente mesmo vendo que estava completamente seco e mortinho, pois estava até descascando o caule, Mas... para minha surpresa, após uns 5 ou 6 meses "apenas aguando", percebi novos brotinhos saindo e conclusão: reverdeceu, soltou folhas e flores como anteriormente, e isso já faz uns 2 anos mais ou menos, e até agora não voltou a secar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive esse problema e o que notei foi pequeninos insetos de cor branca voando perto dos brotos novos, e também notei algo líquido nas folhas acho que eram ninhos desse inseto! Eu comecei a borrifar com fumo de rolo e usei inseticida a base de água sempre no período de sombra, nunca no sol! Foi dessa forma que consegui salvar! Sempre fico de olho. Acho que foi esse inseto que secou a metade do meu pé de manacá!

      Excluir
  102. Boa tarde,
    moro em Goiás e tenho um Manacá, plantado em vaso, que já floriu uma vez. Agora começou a florescer mas as flores estão morrendo antes de abrir.
    Pode me ajudar?
    saarcosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Marcelo
    Boa noite, tinha uma muda de manaca plantada na frente de casa, ja estava com dois anos e repentinamente foi secando as folhas até cairem todas e por fim secou inteiro, gostaria de saber se é normal da planta ou alguem pode ter jogado veneno para mata-la.
    A planta era molhada duas vezes ao dia e estava muito vistosa, gostaria de saber os principios basicos para o cuidado desta, pois estou querendo plantar outra muda.
    Grato(email para contato anequeli.araujo@gmail.com)

    ResponderExcluir
  104. quem vende pe de manaca anao? da para enviar p o parana Maringa?

    ResponderExcluir
  105. Ola, moro em apartamento e comprei um manacá já plantado num vaso, creio que seja jovem, mas já começando se desenvolver, tem uma certa altura e chegou aqui com umas 5 flores abertas e vários brotinhos pra sair. Mas não sei o que está acontecendo.... aqui bate sol só pela manhã, e eu rego todo dia minhas plantas pois esta um calor insuportavel, 1 dia que não aguei ele murchou, assim que aguei voltou. E assim tenho feito. Mas agora ele esta caindo muitas folhas que estão também secas na pontinha. Esta bem seco os galhos quebrando facilmente.
    Oq pode ser? Estou triste, ele chegou tão lindo e feliz, mas tenho receio que não está gostando do lugar que coloquei.... sera que é o vento que dá aqui sempre?

    Por favor, gostaria muito de um retorno!!!
    Agradeço,
    Mariane
    email: mari.coradi@gmail.com

    ResponderExcluir
  106. Boa noite!
    Comprei dois pés de manaca lindos, um plantei no vaso grande e esta lindo o outro plantei na calçada. Os dois deram muitas flores de da inveja em quem passava na rua, ate fotos tiravam, so que o da calcada esta feio quase sem folhas o do vaso esta muito bonito e ja deu algimas florea. Nao sei o que fazer ja li que ela necessita de muita agua ate chegar no tamannho ideal, cuido muito bem delas e nao seio que fazer para melhorar ela. Sera que pode me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  107. Boa noite,tenho um manacá plantado em frente a minha casa há 5 anos, porém agora está perdendo quase todas as folhas e está secando,o que eu poderia fazer ?

    ResponderExcluir
  108. Olá bom dia ! comprei ontem um Manaca da serra anão e o replantei num vaso grande para ficar na minha varanda.
    Ele veio quase sem folhas mas com bastante flores e botões.
    gostaria de saber se é normal ele vir quase "pelado".
    disseram que é normal mas gostaria so de ter certeza.
    meu email: andreia.donca@gmail.com

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde. Me chamo Elisa, comprei um manacá da serra anão, dia 17 de maio, estava lindo, cheio de botoes para abrir e folhas bem verdes e firme. Plantei num vaso enorme, com substrato para flores e folhagens e coloquei húmus de minhoca. Desde a chegada, antes mesmo de plantar já estava murchando, agora que plantei á árvore está mais feia ainda e cada vez mais seca. Fiz tudo certinho. Bate sol,coloco água á cada dois dias ou quando sinto a terra por cima seca.
    elisaconte2@yahoo.com

    ResponderExcluir
  110. Eu comprei uma muda toda linda, plantei e fiquei super feliz mas um dia depois ela está murchando e morrendo não sei o q fazer
    Coloquei terra vegetal plantei e molhei
    Sempre olho para ver se precisa molhar novamente ����

    ResponderExcluir
  111. Ola faz q5 dias que comprei a muda ja grandinha cheia d botoes q as flores ja estao.comecando a sair...mas.percebi q estao ficando muchas e algumas.folhas amarela oq.pode ser?? Ela esta plantada onde.pega sol.o dia todo

    ResponderExcluir
  112. Olá!!! Boa noite!!!
    Tenho um de manacá da Serra anao.
    Ano passado estava repleto se folhas e twve uma floração abundante.
    Este ano caíram quase todas as folhas, floresceu em menor quantidade.
    Galhos continuam secos parecem sem vida.
    Teomco esta com a base cheia de rachaduras.
    Será que está morrendo?
    Que devo fazer pra que ele recupere a magnitude?

    Desde já agradeço,

    Marisa
    Varginha-MG

    ResponderExcluir
  113. Me ajudem por favor! Meu manacá tava lindo! Cheio de folhas novas, aí as folhas comecarco a cair... Sem amarelar! O que eu faço?? 😭

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.