Rosas: cuidados para um plantio de sucesso


Caixa de rosas com 10 mudas enxertadas (cores diversas)

R$ 50,00


ou


Vaso com 01 muda cerca de 80cm (cores diversas)

R$ 50,00

Consulte o valor do frete para Grande São Paulo

pauloheib@hotmail.com

florplantas@hotmail.com


Nome científico: Rosa spp

A rosa é talvez a flor mais popular do mundo. A história de seu cultivo é muito antiga, havendo seu registro em diversas civilizações da Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem (cinco pétalas), a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

Seu cultivo é relativamente fácil. Podem embelezar qualquer jardim com suas cores e odores, em alguns casos durante longos períodos. Existem diferentes grupos com características bem definidas, como o porte, a época e quantidade de floração, ou o tamanho e forma das flores.

Para cada tipo de roseira há um diferente tipo de poda. Quando se escolhe uma variedade, devemos levar em conta o nosso objetivo. Porém, existem algumas regras gerais que são aplicáveis a qualquer tipo:

• exigem exposição ao sol (6 horas ao dia)
• devem permanecer em lugar livre de vento mas com boa ventilação
• suportam quase qualquer tipo de solo, desde que tenha uma boa drenagem
• necessitam de abundante matéria orgânica, como esterco, húmus, etc.







TIPOS DE ROSAS
Retirado do site 'floresnacional'
(http://www.ibsweb.com.br/floresnacional/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=13&Itemid=38)


  
  
  
  
  
  
  
  
 





PLANTIO DAS MUDAS DE ROSA

As mudas são normalmente vendidas em vasos ou em sacos plásticos. Não há restrição para o plantio, que pode ser feito em qualquer época do ano, mas os cultivadores recomendam evitar os meses mais quentes. Já para o plantio com mudas de "raiz nua", o período mais indicado vai da segunda metade do outono à primeira metade da primavera.





  • PLANTIO EM JARDIM:

O ideal é preparar a terra uma semana antes de plantar as mudas. Cave bem a terra até cerca de 40 cm de profundidade, deixando-a solta, bem revolvida. Para cada metro quadrado de canteiro, incorpore uma mistura de 15 Kg de esterco curtido (de aves ou gado) e 200g de farinha de osso. Caso se utilize de terra preta com bastante composto orgânico, é possível incorporar algum fertilizante químico rico em fósforo (P), para flores.

Distancimanto das mudas:
O espaçamento vai depender da variedade de rosa que estiver sendo plantada, pois existem vários tipos ou variedades de roseiras (silvestres, híbridas-de-chá, sempre-floridas, miniaturas, rasteiras, arbustivas, trepadeiras e cercas-vivas). É possível basear-se no seguinte:

* arbustivas: 1 metro entre as mudas
* trepadeiras: de 1 a 2 metros entre as mudas
* cercas-vivas: 50 a 80 cm entre as mudas
* híbridas-de-chá e sempre-floridas: 50 cm entre as mudas
* miniaturas: 20 a 30 cm entre as mudas
* rasteiras: 30 cm entre as mudas


 



  • PLANTIO EM VASO:

O tipo do vaso vai ser escolhido de acordo com a sua preferência, não há um tipo melhor ou pior. O que eu, Paulo,  não recomendo é o de cerâmica pois existe uma tendência a retirar a umidade da terra, e isso influencia na necessidade da rega. Os vasos de plástico ou cimento são melhores opções.

Quando se pensa em um vaso para plantar rosas, o que mais importa é a sua profundidade; eles devem ter pelo menos 30cm para que as raízes cresçam à vontade. Quanto à largura, ela varia de acordo com a quantidade de mudas e o tipo a ser plantadas. Para apenas uma muda, basta um vaso com cerca de 20 a 25cm de diâmetro. Para três mudas, cerca de 40cm de diâmetro.








ADUBAÇÃO

De preferência, deve-se fazer de 2 a 3 adubações anuais: a primeira logo após a poda anual (entre julho e agosto); a segunda entre novembro e dezembro e a terceira entre os meses de janeiro e fevereiro. A melhor adubação é a orgânica, baseada em esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. As quantidades, para cada metro quadrado de canteiro, são as seguintes:

* 20 litros de esterco curtido ou 2 Kg de composto orgânico
* 200g de farinha de ossos
* 100g de torta de mamona

Espalhe a mistura em volta das plantas e incorpore-a ao solo.



REGA

Logo após o plantio das mudas e até a primeira florada, regue com moderação, mas diariamente. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana no verão. Na temporada de chuvas é possível até suspender as regas. Um lembrete importante: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.

1. Evitar sempre o encharcamento: Uma roseira encharcada corre um grande risco. O excesso de água é um grave problema para a maioria das plantas; as raízes apodrecem e morrem. Este é um erro muito freqüente dos jardineiros: regar em demasia.

2. É aconselhável regar pela manhã ou ao entardecer: Não o faça durante as horas de maior calor do dia.

3. Não molhe nem flores nem folhas, pois isso favorece as enfermidades por fungos, o maior problema das roseiras. Faça a rega ao pé da planta, com mangueiras (se plantadas em jardim) ou regador.

As regas devem ser profundas. É melhor do que estar continuamente regando com pequenas quantidades. Além disso a rega espaçada favorece que se desenvolvam potentes raízes em profundidade. Isto sempre é bom, porque a roseira torna-se mais forte e auto-suficiente no caso de não poder ou não querer regar.



PODA

A primeira poda deve ser feita cerca de um ano após o plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto. Os dias frios do inverno são ideais para se fazer a poda das roseiras, tão importantes para incentivar o surgimento de novos brotos e aumentar a floração. Entre os meses de julho e agosto, faça a poda das roseiras sem dificuldades.

A maioria das plantas necessita de podas regulares para que seu crescimento e desenvolvimento ocorram satisfatoriamente mas, sem dúvida, para as roseiras elas são indispensáveis e devem ser feitas anualmente. O período propício para se proceder a poda das roseiras é durante o inverno, entre os meses de julho e agosto. Isto porque, as roseiras entram numa espécie de dormência quando a temperatura cai para próximo de 10ºC.

Muito se fala, ainda, a respeito da "lua certa" para se fazer as podas. Não existe nada comprovado a respeito, todavia, não custa nada ajudar a natureza e podar as roseiras sempre na lua minguante, considerada a mais adequada.

Recomendo que se corte o galho da flor quando suas pétalas caírem, caso você não tenha interesse em obter o fruto da rosa.



Podas diferentes para cada tipo

Existem vários tipos de roseiras e, evidentemente, uma poda especial para cada tipo:

Poda Baixa: Ideal para rosas-rasteiras, híbridas-de-chá , sempre-floridas, miniaturas e biscuit. É considerada a poda mais drástica. Deve ser feita também, de tempos em tempos, nas roseiras trepadeiras, cercas-vivas e arbustivas, para rejuvenescer as hastes e favorecer uma floração abundante. Para realizá-la, comece fazendo uma limpeza, cortando todos os galhos secos, velhos, fracos e mal formados. A seguir, corte todas as ramas a uma altura de 20 a 25 cm, tendo como base o ponto de enxerto. Para favorecer a brotação, faça o corte em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais próxima.

Poda Alta: Recomendada para cercas-vivas e roseiras arbustivas. Primeiro faça uma limpeza de todos os ramos velhos, fracos e mal-formados. Depois, tomando como base o ponto de enxerto, faça a poda na altura de 80 cm a 1 metro. Deixe as hastes mais fortes um pouco mais longas e procure manter uma altura adequada ao local onde a roseira está plantada. Este tipo de poda pode ser usado também para as roseiras trepadeiras e silvestres, só que um pouco mais suave.

Poda Parcial: Indicada para roseiras silvestres e trepadeiras, que produzem hastes longas, com 3 a 4 metros de comprimento. Durante o primeiro ano de crescimento, estas hastes não florescem, sendo o período ideal para educar seu crescimento. Comece fazendo a limpeza das hastes secas, velhas e fracas. A seguir, poda-se as outras hastes, na medida de 1/3 de seu comprimento total. O restante da haste deve ficar preso ao tutor, em forma de arco, para que todas as gemas aparentes possam brotar.



Fotos: Paulo Heib
texto adaptado do site: www.starnews2001.com.br/cultivo_rosas.html e wikipedia.

54 comentários:

  1. BOM, A MATÉRIA ESCRITA TA ÓTIMA + O Q EU QUERO SABER MESMO E SE EU POSSO PLANTAR AS MUDAS EM VASO,POIS SEMPRE ESTOU DE MUDANÇA. E ACABA MINHAS ROSAS FICANDO PARA TRÁZ. A PERGUNTA É....
    POSSO PLANTAR EM VASO? QUANTO TEMPO ELA PODE FICAR PLANTADA EM VASO? ATT: MULHERMARAVILHANOTA1000@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Olá Alê, desculpe pela demora na resposta.



    Na matéria eu cito brevemente o plantio das roseiras em vasos, e a resposta é sim, com certeza. Na verdade, as roseiras precisam apenas de um vaso compatível com a profundidade das raízes, que tendem buscar o fundo e não as laterais.



    Inclusive plantar em vasos facilita a exposição das roseiras ao sol, que deve ser de pelo mnos 6 horas ao dia, se possível. E não esqueça da água hein!!



    Grande abraço.



    Paulo Heib

    ResponderExcluir
  3. As minhas rosas em miniaturas sempre estão com as folhas enferrujadas e perdem as folhas com facilidade o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela esteja sendo atacada por algum tipo de praga. Geralmente, recomenda se o uso do oleo de neem. Mas voce pode pesquisar na internet os tipos de pragas ou fungos que atacam seu tipo de rosa e qual o melhor remedio para combate-lo

      Excluir
  4. Romulo

    mande-me e-mail para pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com

    se tiver fotos, melhor ainda


    abraços

    Paulo Heib

    ResponderExcluir
  5. adoro rosas, mas nunca consigo obter resultado com as minhas plantas, vcs deverian ensinar passo apasso como se planta com mudas e sementes ok. bjkas

    ResponderExcluir
  6. paulo estou fazendo uma pesquisa para fazer um plantio de um hctare de rosas no estado de goias proximo de goiania oque vc me diz ....

    ResponderExcluir
  7. Leilany, envie e-mail para pauloheib@hotmail.com


    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa matéria! simples e objetiva.Com certeza me tirou algumas dúvidas.Grato.

    ResponderExcluir
  9. preciso saber o seguinte: porque minhas roseiras que estão floridas, aparecem com as pétalas, roídas. Isso acontece também com as pétalas das gerbras, que tenho plantadas em uma floreira grande. Já observei na floreira e não há formigas, nem aquelas saúvas. Isso sempre acontece a noite, pois de manhã quando vou verificar as pétalas estão todas roídas. Já coloquei insenticida e o problema continua. Tem alguma explicação pra isso? Já não sei o que fazer. Aguardo resposta.
    obrigada. Laíde

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Recebi de presente uma rosa, coloquei na água e está brotando, tem como plantá-la na terra?
    Obrigada,
    Giovana
    Email: gighidini@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola gosto muito deste sait é muito engraçado e divertidovou dizer as minhas amigas deste sait elas vao vir cá todas já fou uma amiga amiga minha que me disse este sait

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo, poderia confirmar pra mim o Ph correto da terra d0 plantio de rosas de corte? obrigada

    ResponderExcluir
  13. Muito boa sua matéria bém completa, as veses fico irritada ao pesquisar pois tem muitas materias bém vagas quase nada sobre o assunto, parabéns.. Eliane de Alta Floresta mt....

    ResponderExcluir
  14. Oi
    quero transplantar a minha roseira,passar para um vaso...ela esta no solo do jardim.
    Como devo proceder tenho receio que ela morra nesta mudança necessaria?

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Gostaria de enviar meu email..
    inavania@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Paulo, qual o tamanho de vaso para cultivar rosas grandes? já tentei e não deu certo.obrigada, gil

    ResponderExcluir
  17. Oi Gil

    Na matéria eu cito brevemente o plantio das roseiras em vasos; as roseiras precisam apenas de um vaso compatível com a profundidade das raízes, que tendem buscar o fundo e não as laterais. Ou seja, o vaso tem que ser mais fundo que largo.



    Inclusive plantar em vasos facilita a exposição das roseiras ao sol, que deve ser de pelo mnos 6 horas ao dia, se possível. E não esqueça da água hein!!



    Grande abraço.



    Paulo Heib

    ResponderExcluir
  18. Olá Paulo,
    Ganhei uma rosa e ela está brotando na água. Gostaria de cultivá-la em um vaso. É possível?
    Como fazer?
    e-mail:ldiacalisto@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. oi Lídia, claro que é possível.

    Você deve colocá-la em um recepiente com areia, e mantê-la molhada por umas duas semanas pelo menos para que as raízes se desenvolvam. Após isso, efetuar o plantio da sua muda.

    Boa sorte,

    Paulo Heib

    ResponderExcluir
  20. Ola Paulo! Adorei este espaço que não conhecia!
    Tenho um pé de roseira de cor rosa mais escuras na bordas e dentro mais clara.Ja deu várias vezes, mas sempre só uma rosa será que preciso de + alguma coisa para que ela floreça mais?. Fico muito feliz e acompanho desde o botãozinho verde e depois ela desabrochando! O vaso esta na minha pequena sacada que bate sol e quando venta procuro resquarda-la.Adoro quando abro ajanela e la está minha roseira de uma rosa só.Tem um caule longo.Não sei a que grupo ela pertencê !Vou enviar a foto da minha roseira! Agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
  21. Tinha esquecido de enviar meus e-mails.

    neusapoeta@gmail.com

    neusa.poeta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Tenho Varias roseiras em vasos(GRANDES)... Ao todo 17 Roseiras de cores e formas diferentes!
    Mas 2 as das minhas sendo eles uma LARANJA e a Outra ROSA COM BRANCO (Mesclada) ... Dão botões e chegam a abrir mas os flores ficam pequenas!
    Porque será ...
    Voce tem alguma ideia para ajudar que elas de flores maiores!
    Obsss... Quando comprei as mudas tinham flores grandes!
    Agradeço desde Jáh!

    ResponderExcluir
  23. Ola Paulo, ganhei uma rosa e notei que nela tem um brotinho que esta se desenvolvendo, estou mantendo ela na agua, será que tem a possibilidade de plantá-la ?? e como deveria ser esse procedimento???
    erika martins
    meu e-mail: erika@mmcsistemas.com.br
    desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir
  24. Sou a Neusa que adora Rosas e escrevi no 5-2-11 pedindo alguns conselhos.Fiz uma poda na minha roseira e foi um suscêsso au volar de viajem ela esta toda brotada e linda! Agora vamos ver quando vai aparecer a rosa de cor rosa. Obrigada + uma vez. Comprei uma outra muda não sei a cor e vou planta-la, depois comunico o que aconteceu. abraço neusapoeta@gmail .com

    ResponderExcluir
  25. OI Paulo, gostaria de saber porque as minhas roseiras só crescem , formam galhos bem compridos e não dão flores.Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Minha roseira morreu, porém a raiz brotou. Só que a nova roseira não dá flor. O que Fazer?
    Neide
    nesama@ig.com.br

    ResponderExcluir
  27. todas as rosas devem ter um cuidado estercifico com a formacao de mudas.

    ResponderExcluir
  28. moro no Pará e os meses de julho e agosto sao uns dos mais quentes, ou seja é sempre quente, mas o veão vai de julho até dezembro, quando não chove. e de janeiro até junho chove bastante. então qual o mês ideL para podar as roseiras

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro rosas. Adoro mesmo, para mim é uma terapia quando vejo uma rosa florescer. Um presente de Deus. Mas comigo elas não duram. Não sei se deixo elas no sol em demasia, ou se fica pouco tempo no sol. Não sei como cuidar. Hoje, a roseira que comprei durante esta semana ficou exposta ao sol e quando cheguei em casa ela estava com as folhas e flores murchas. O que fazer? Posso fazer uma rega de emergência?

    Aguardo resposta pelo meu e-mail: eu_perla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. ola gostei muito de saber um pouco sobre rosas poderia ensinar um pouco mais??

    ResponderExcluir
  31. me manda e-mail com o que você quer saber, Pamela

    ResponderExcluir
  32. oi eu adoro rosa entrei nesse sait porque vou fazer um projeto para meus alunos e tenho paixão por rosas, penso que eles vão adorar. Loreci

    ResponderExcluir
  33. oi eu adoro rosas vou fazer um projeto cientifico para meus alunos e como tenho paixão por rosas, penso que eles vão adorar, vai ser um secesso. Loreci

    ResponderExcluir
  34. Como vai Paulo,
    Escrevo de Manaus-Am. A princípio quero dizer-lhe q adorei a matéria muito bem escrita. Mas a minha dúvida diz respeito do cultivo de rosas na Amazônia,pois chove muito e o clima é quente e úmido. Tenho conseguido um bom resultado com as roseiras trepadeiras q se adaptam bem à região,entretanto as q vem do Sul do País apresentam resultado quase incipiente. Não sei se vc poderia dá algum conselho no sentido em que eu pudesse melhorar o cultivo das minhas roseiras em Manaus,sobretudo em relação ao desenvolvimento adequado das folhas e das flores. joseroque2010@bol.com.br

    ResponderExcluir
  35. Gostaria que respondesse uma duvida nao apenas minha... Ganhei rosas e tempo apos ter colocado-as na agua, percebi que brotos estao nascendo, como faço exatamente para plantar em vaso? preciso cortar mesmo proximo ao broto e plantar cada broto, como se fossem mesmo sementes? enterra-los e rega-los? assim?! ( b ) (esse b representa o broto) obrigada, e aguardo de verdade sua resposta, pois as rosas ja estao murchas e sei que preciso fazer algo antes que tds morram! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima, é possível e fácil.

      Você deve colocá-la em um recepiente com areia, e mantê-la molhada por umas duas semanas pelo menos para que as raízes se desenvolvam. Até aí vc já fez, certo?

      Após isso, efetuar o plantio da sua muda. Vc diz que as flores estão murchas? Demorou pra cortá-las no 'pescoço' da rosa. De resto não corte mais nada por enquanto.

      Boa sorte,

      Paulo Heib

      Excluir
  36. Olá. Ganhei umas rosas e após alguns dias, percebi q estavam nascendo uns brotos. Aí passei para um vaso. mas antes, cortei alguns pedaços desses caules de rosas. Tipo uns dois pedaços por caule. Já estão no vaso e percebo que outros novos brotos estão se desenvolvendo. Você pode me ajudar a conservá-la? Como faço?
    Agradeço por esta possível ajuda.
    joelmateo@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  37. josoe, gostei muinto desse site muinto bom mesmo e o cara intende bem de plantas sucessooooooooooo?

    ResponderExcluir
  38. Olá me chamo Joelma e amo rosas, gostaria de esclarecer uma dúvida no meu jardim plantei vários pés de rosas mesquita, mas a grama estava sufocando a ráiz da mesma, então resolví tirar todas as rosas do canteiro para limpar o local, tirei toda grama e reeplantei as rosas no mesmo lugar mas, todas as folhas caíram ficaram só o talo da flor, gostaria de saber se elas podem brotar novamente ou se elas correm o risco de morrer, por favor peço ajuda e o que devo fazer para minhas rosas voltar a ficar lindas outra vez. obrigada grande abraço.

    ResponderExcluir
  39. Amei seu blog amo rosas e como diz a musica toda mulher gosta de rosas eu estou a priori desta...Parabens é muito lindo.

    ResponderExcluir
  40. ola gostaria de saber o valor das mudas alegria preciso de umas 20 mudas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tatiana e demais visitantes,

      quando a pessoa não deixa um e-mail para contato, fica impossível responder diretamente.

      Procurem sempre deixar e-mail.

      Abraços

      Paulo Heib

      Excluir
  41. gostaria de saber se existe rosas de cores rochas, pretas, verdes e coloridas por nome de arco iris meu email....arlettegomes2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Estava em duvidas pois meu quintal no momento não dava para fazer o plantio mas mesmo assim comprei por isso queria saber se podia plantar em vasos.

    ResponderExcluir
  43. adorei as dicas eu estou começando no mundo das flores .comprei sementes de roasa ha 4 semanas estao na gaveta da geladeira mas nenhum broto surgiu o devo fazer.obrigado,se poder me ajudar .

    ResponderExcluir
  44. luiza de Viamão/RSsegunda-feira, maio 19, 2014

    olá, amo flores e sempre que ganho, principalmente rosas, tento fazer muda plantando o caule delas.No caso da rosa,é possível fazer muda de um galho? Qual a melhor maneira de fazer "pegar" a partir do caule da rosa?

    ResponderExcluir
  45. gostaria de saber se pode misturar arenoso no lugar da areia ,coloquei nos meus vasos o arenoso.


    ResponderExcluir
  46. Muito bom, tirei todas as minhas dúvidas, ,,,

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber se posso retirar uma roseira que está em jardim para replantar em outro local ??

    ResponderExcluir
  48. Olá!! eu tenho uma mini roseira no vaso e outra roseira pendente. Tive sérios problemas de adaptação com a pendente. Elas ficam na varanda e pegam somente o sol da manhã.
    A pendente veio linda e maravilhosa!!! mas poucos dos botões que vieram com ela abriram e os mais novinhos foram murchando e caiam. Após 18 dias em casa, não havia mais nenhuma rosa e eu fiz a poda e replantei, mas ela perdeu absolutamente todas as folhas. Isso é normal? Eu desci com o vaso para o jardim, onde está se recuperando e já apresenta muitos brotos.
    Quanto à mini roseira do vaso, após a floração, também fiz a poda, um pouco mais drástica, e ela perdeu todas as folhas. Fiz uma adubação com cascas de banana e cascas de ovos e às vezes rego com agua de borra de café. Mas ela está com algum problema que nao sei qual é… não está segurando os novos brotos e eles secam e caem. Os que conseguem crescer um pouquinho, logo amarelam as folhinhas. O que pode está errado? voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  49. Olá, Tudo bem? Eu tenho duas mini rosas plantadas no mesmo vaso, agora necessito separa-las, mas tenho medo de que elas morra, já que não se acha delas aqui na minha região. Você tem alguma diga pra me passar? Desde já eu agradeço

    ResponderExcluir
  50. Olá! Fiz várias mudas com estacas! As roseiras brotaram, mas algumas, com as folhas bem novas, começaram a murchar. Rego todos os dias e elas pegam sol na parte da manhã. O q posso estar fazendo errado?

    ResponderExcluir
  51. plantei o uma muda so que não saiu o broto tem mais de mes sera que vai nascer pois esta ainda verde

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.