Nome científico: Brunfelsia uniflora
Nomes populares: manacá-de-cheiro, manacá-de-jardim, garetataca, mercúrio-vegetal, romeu-e-julieta
Antes de qualquer coisa, não confunda esse manacá-de-cheiro com o MANACÁ-DA-SERRA. São plantas diferentes, sendo que a única coisa em comum é que as flores mudam de tom com o passar dos dias.
O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), muito conhecido também como manacá-de-jardim, é uma planta da família das Solanaceaes (da qual fazem parte o tomate, a batata, o tabaco, entre outros). É uma planta tropical bem brasileira, natural de nossa Mata Atlântica.
É um arbusto lenhoso que pode atingir de 2 a 3 metros de altura e até 2 metros de diâmetro de copa, de ramos densos e folhas ovaladas, lisas e verde escuras. Nas extremidades de seus ramos possui pequenas flores que se abrem azul-violetas e vão se tornando brancas, ou seja, durante sua floração fica com um colorido todo especial. Essas flores são extremamente perfumadas e costumam se formar durante a primavera e verão. Devido ao forte perfume, deve-se ter o cuidado de não plantá-la próxima a dormitórios de crianças e de pessoas mais sensíveis.
Pela sua beleza e perfume, o manacá-de-cheiro tem um grande valor ornamental. No mercado encontramos desde pequenas mudas com cerca de 50cm até plantas já formadas com cerca de 2 metros de altura. A escolha do tamanho dependerá do que projeto pede ou do espaço disponível.
É uma planta de pleno sol, bastante dinâmica pois pode ser plantada isolada ou em grupo, inclusive formando renques (as populares cercas-vivas). Também pode ser cultivada em vasos.
VARIEDADES
No mercado há uma planta bastante similar, que é o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). Tem algumas fotinhos dela nesse blog aqui: http://jardimdepedra.blogspot.com.br/2007/05/roxinha-como-te-chamas.html
MULTIPLICAÇÃO
Sua multiplicação é feita por sementes, por estaquia ou simplesmente pelas muitas mudas que surgem de suas raízes, que tornam o manacá-de-cheiro entouceirado.
PLANTIO
Pode ser plantado em qualquer época do ano, porém melhores resultados são esperados quando plantados no final de inverno e início de primavera.
SOLO
O solo deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado, para assim criar um substrato parecido com o da Mata Atlântica.
ADUBAÇÃO
A adubação pode ser química ou orgânica, sendo que a primeira deve sempre seguir as recomendações da embalagem e a segunda deve ser repetida a cada três meses.
REGA
As regas devem ser regulares em época de poucas chuvas, e moderada em períodos chuvosos. Em vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais).
PODA
É uma planta que aceita podas. A poda de contenção e de limpeza pode ser efetuada após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência no inverno. Deve-se retirar os galhos secos.
PRAGAS
A borboleta-do-manacá (Methona themisto), que ocorre na Mata Atlântica, deposita seus ovos apenas nas folhas do manacá-de-cheiro, que é o único alimento de suas larvas e lagartas. Essa borboleta só se adapta ao ambiente urbano em que há manacás.
Após varios meses percorrendo hortos em busca de encontrar esta planta só semana passada conasegu,parece um sonho, depois de tanto tempo, ter realizado mais um sonho de ter em meu jardim um pé de manacá-de-cheiro.
ResponderExcluirNão existe coisa mais maravilhosa do que você passar por um local e aspirar o perfume de uma flor, como é o caso do da flor de Manacá-de cheiro.
Gostaria de saber se o cheiro é muito forte, ou sente somente quando passamos por perto da planta, é que meu filho tem renite e tenho medo que piore com a planta. irei plantar na frente de casa, onde tem bastante ventilação. Obrigada!!!
ExcluirEstrou na procura, e não estou encontrando. Já fui até no CEAGESP, e nada! É possível, indicar o local de venda?
ExcluirO perfume das flores, é maravilhoso, e se sente, até do outro lado da rua. Não é um perfume, enjoativo, não!
ExcluirTenho um manacá-de-cheiro há cerca de 14anos e as lagartas da borboleta comem todas as folhas.Vc. pensa que perdeu a planta mas não!Ela ressurge com mais vigor.Numa ocasião borrifei óleo de Nim e realmente não ocorreram as lagartas...e nem a floração!Parei com tudo e a planta retomou vida nova com as lagartas e borboletas e tudo o mais.Portanto, não se alarmem:são lagartas pretas listadas de laranja e inofensivas ao toque.Agora estou procurando mais uma muda para pôr num vaso no deck mas está meio difícil!Estou em Itanhaém mas quem está em Sampa pode recorrer ao viveiro Manequinho Dantas lá no Ibirapuera e talvez consiga ou ainda orientação através do SOS MATA ATLÃNTICA.
ResponderExcluirAs folhas do manaca da minha casa estão ficando com manchas pretas. O que posso fazer para acabar com este problema? Pode ser alguma "doença" que está aparecendo nas folhas? Obrigada!
ResponderExcluirGostaria muito de usar este Manacá de cheiro em uma floreira na entrada do meu bloco ( apartamentos ) mas não sabia destas lagartas e estou com medo de passar muito trabalho e a planta ficar feia, ás vezes "pelada" ou cheia de bicho !!!!! É uma pena pois acho lindo e muito cheiroso !!!!!
ResponderExcluirQuanto a conseguir mais manacás é só observar que comumente ele tem brotos e um arbusto com característica de criar touceiras..
ResponderExcluirminha planta foi atacada por saúvas quase morreu, agora ela estacionou e está com as folhas verdes bem claras e fica a pleno sol no chão, o que posso fazer 10 10 10 ajudaria?
ResponderExcluirAs folhas do Manacá de Cheiro da minha casa estão ficando com manchas pretas e furinhos. O que posso fazer para acabar com este problema? Pode ser alguma "doença" que está aparecendo nas folhas? Obrigada!
ResponderExcluirAs folhas do manaca da minha casa estão ficando com manchas pretas. O que posso fazer para acabar com este problema? Pode ser alguma "doença" que está aparecendo nas folhas?
ResponderExcluir