Manacá-de-cheiro ou Manacá-de-jardim



Nome científico: Brunfelsia uniflora

Nomes populares: manacá-de-cheiro, manacá-de-jardim, garetataca, mercúrio-vegetal, romeu-e-julieta

Antes de qualquer coisa, não confunda esse manacá-de-cheiro com o MANACÁ-DA-SERRA. São plantas diferentes, sendo que a única coisa em comum é que as flores mudam de tom com o passar dos dias.

O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), muito conhecido também como manacá-de-jardim, é uma planta da família das Solanaceaes (da qual fazem parte o tomate, a batata, o tabaco, entre outros). É uma planta tropical bem brasileira, natural de nossa Mata Atlântica.



É um arbusto lenhoso que pode atingir de 2 a 3 metros de altura e até 2 metros de diâmetro de copa, de ramos densos e folhas ovaladas, lisas e verde escuras. Nas extremidades de seus ramos possui pequenas flores que se abrem azul-violetas e vão se tornando brancas, ou seja, durante sua floração fica com um colorido todo especial. Essas flores são extremamente perfumadas e costumam se formar durante a primavera e verão. Devido ao forte perfume, deve-se ter o cuidado de não plantá-la próxima a dormitórios de crianças e de pessoas mais sensíveis.



Pela sua beleza e perfume, o manacá-de-cheiro tem um grande valor ornamental. No mercado encontramos desde pequenas mudas com cerca de 50cm até plantas já formadas com cerca de 2 metros de altura. A escolha do tamanho dependerá do que projeto pede ou do espaço disponível.



É uma planta de pleno sol, bastante dinâmica pois pode ser plantada isolada ou em grupo, inclusive formando renques (as populares cercas-vivas). Também pode ser cultivada em vasos.





VARIEDADES
No mercado há uma planta bastante similar, que é o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). Tem algumas fotinhos dela nesse blog aqui: http://jardimdepedra.blogspot.com.br/2007/05/roxinha-como-te-chamas.html



MULTIPLICAÇÃO
Sua multiplicação é feita por sementes, por estaquia ou simplesmente pelas muitas mudas que surgem de suas raízes, que tornam o manacá-de-cheiro entouceirado.



PLANTIO
Pode ser plantado em qualquer época do ano, porém melhores resultados são esperados quando plantados no final de inverno e início de primavera.



SOLO
O solo deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado, para assim criar um substrato parecido com o da Mata Atlântica.



ADUBAÇÃO
A adubação pode ser química ou orgânica, sendo que a primeira deve sempre seguir as recomendações da embalagem e a segunda deve ser repetida a cada três meses.



REGA
As regas devem ser regulares em época de poucas chuvas, e moderada em períodos chuvosos. Em vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais).



PODA
É uma planta que aceita podas. A poda de contenção e de limpeza pode ser efetuada após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência no inverno. Deve-se retirar os galhos secos.



PRAGAS
A borboleta-do-manacá (Methona themisto), que ocorre na Mata Atlântica, deposita seus ovos apenas nas folhas do manacá-de-cheiro, que é o único alimento de suas larvas e lagartas. Essa borboleta só se adapta ao ambiente urbano em que há manacás.




Texto: Paulo Heib
Fontes de consulta: jardineiro.net; livro Plantas Ornamentais no Brasil
Fotos: livro Plantas Ornamentais no Brasil

8 comentários:

  1. Após varios meses percorrendo hortos em busca de encontrar esta planta só semana passada conasegu,parece um sonho, depois de tanto tempo, ter realizado mais um sonho de ter em meu jardim um pé de manacá-de-cheiro.
    Não existe coisa mais maravilhosa do que você passar por um local e aspirar o perfume de uma flor, como é o caso do da flor de Manacá-de cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se o cheiro é muito forte, ou sente somente quando passamos por perto da planta, é que meu filho tem renite e tenho medo que piore com a planta. irei plantar na frente de casa, onde tem bastante ventilação. Obrigada!!!

      Excluir
    2. Estrou na procura, e não estou encontrando. Já fui até no CEAGESP, e nada! É possível, indicar o local de venda?

      Excluir
    3. O perfume das flores, é maravilhoso, e se sente, até do outro lado da rua. Não é um perfume, enjoativo, não!

      Excluir
  2. Tenho um manacá-de-cheiro há cerca de 14anos e as lagartas da borboleta comem todas as folhas.Vc. pensa que perdeu a planta mas não!Ela ressurge com mais vigor.Numa ocasião borrifei óleo de Nim e realmente não ocorreram as lagartas...e nem a floração!Parei com tudo e a planta retomou vida nova com as lagartas e borboletas e tudo o mais.Portanto, não se alarmem:são lagartas pretas listadas de laranja e inofensivas ao toque.Agora estou procurando mais uma muda para pôr num vaso no deck mas está meio difícil!Estou em Itanhaém mas quem está em Sampa pode recorrer ao viveiro Manequinho Dantas lá no Ibirapuera e talvez consiga ou ainda orientação através do SOS MATA ATLÃNTICA.

    ResponderExcluir
  3. As folhas do manaca da minha casa estão ficando com manchas pretas. O que posso fazer para acabar com este problema? Pode ser alguma "doença" que está aparecendo nas folhas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. As folhas do Manacá de Cheiro da minha casa estão ficando com manchas pretas e furinhos. O que posso fazer para acabar com este problema? Pode ser alguma "doença" que está aparecendo nas folhas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. As folhas do manaca da minha casa estão ficando com manchas pretas. O que posso fazer para acabar com este problema? Pode ser alguma "doença" que está aparecendo nas folhas?

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.