Jabuticaba ou Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora)



Nome científico: Myrciaria cauliflora
Nome popular: Jabuticaba, Jabuticabeira, Fruita

Família: Myrtaceae
Origem: Brasil e América do sul



Muda com 0,40m de altura R$ 50,00 (muda jovem - previsão de 01 ano para começar a produzir)










Muda com 1,20m de altura R$ 170,00 (produzindo)




A Jabuticabeira é uma planta originária de nossa Mata Atlântica, uma frutífera bastante cultivada inclusive em pomares caseiros. Muito popular, é fácil encontrar mudas dessa planta, desde novinha até árvores já bastante grandes e produzindo frutos. Ela também é muito utilizada para a formação de bonsais.



É uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu “auge” como planta ornamental durante a floração e frutificação.



Como indica seu nome científico, as flores e frutos nascem no caule. Quanto mais maduro, mais doce é seu fruto, que é muito rico em vitamina C (ácido ascórbico), e que se consumido em excesso pode até causar danos à boca (e ao excesso da fruta causa prisão de ventre também, a tal da constipação...)




Ela chega a frutificar até cinco vezes num ano!!




Cuidados


Ela é uma planta que absorve nutrientes bastante rapidamente, e por ser uma frutífera o ideal é que se adube com fertilizantes ricos em Fósforo (P) que fortalecem as flores e frutos. Eu uso sempre esterco de aves, que perdura pelo menos dois a três meses na terra.



Além de poder ser plantada no chão, ela aceita muito bem ser plantada em vasos. Nesse caso, vale sempre avaliar o tamanho do vaso para que a planta se desenvolva sem muitas limitações.



É uma planta beberrona, portanto deve ser regularmente regada. As minhas duas estão em vasos de cerâmica (vide fotos abaixo) e são regadas abundantemente todos os dias. O resultado está bastante positivo, sendo esta a segunda florada de ambas.



Sempre ao regar é interessante molhar de leve também o caule da árvore, dando um banho geral na planta. Água bem fraquinha para não derrubar as frutas!!



Por gostar de muita água, o solo deve ser bem drenado para que a água não empoce. Se plantada em vaso, é importante que se coloque ou argila expandida, ou brita ou ainda cacos de telha (cerâmica), manta de bidim e por cima deles uma boa camada de areia, para que a água escoe facilmente.



Elas devem ser plantadas a pleno sol.



No chão, algumas variedades podem ultrapassar 12m de altura, porém é possível podá-la para conter seu crescimento sem que a planta seja prejudicada.




Pragas


Cochonilhas costumam atacar as folhas e até os frutos. 




E é bastante comum que borboletas botem seus ovos nas folhas, e se não forem eliminados logo surgem as lagartas que comem as folhas. É fácil localizar esses ovinhos, são azulados e ficam grudados na parte de cima da folha. Se as lagartas saírem dos ovos, elas costumam juntar duas folhas para formar seu casulo.



A Jabuticaba fruta da pele escura de polpa branca de sumo saboroso, contendo um ou dois caroços, mas de fácil digestão.



Fotos



Tenho duas jabuticabeiras, ambas em vasos, como se pode ver nas fotos.


Nessa foto de 23/07, as frutas estavam verdes




























Dia 30/07 já estavam maduras























































Outras informações sobre as jabuticabas

(site http://scienceblogs.com.br)


O pH da fruta (que se deixada de molho em álcool por 24 horas e filtrada, serve como indicador de pH) varia entre 2.91 e 3.70, deixando a fruta bastante ácida (por causa da rica quantidade de vitamina C, ou ácido ascórbico), o que pode causar danos à boca se degustada em excesso.




Árvore nativa do Brasil, na região abrangendo os estados de Minas Gerais e Bahia, pé formoso, alcançando até quinze metros de altura, de raízes rasas (absorvendo nutrientes com muita rapidez e facilidade), vive em locais quentes mas agüenta climas frios muito bem.




Produto comercial importante para nosso país, sendo exportada (tanto a fruta quanto a planta) para várias nações ao redor do planeta.




Texto: Paulo Heib

Fotos das jabuticabeiras: Adriana Herz

Fotos das mudas: Paulo Heib

3 comentários:

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.