Participação do Blog Flores & Plantas no UOL - As Forrações


Forrações: saiba mais sobre essas plantas delicadas e aprenda a cultivar e cuidar

Simone Sayegh
Do UOL, em São Paulo
Sabe aquelas plantas de pouca altura que forram grandes espaços de terra no jardim? Elas formam um tipo de cobertura vegetal comumente chamado de forração e que nos remete a um verde e extenso gramado. No entanto, o termo forração é mais utilizado para designar espécies que não são resistentes ao pisoteio e muitos paisagistas e jardineiros não incluem os gramados nessa categoria.
De acordo com a paisagista Heloiza Rodrigues, da empresa A Prima Plantarum, são chamadas de forrações todas as espécies ornamentais que têm como objetivo cobrir toda a terra de um canteiro, de um vaso, ou de uma área extensa do jardim, funcionando como um verdadeiro tapete vivo.

Forrações sob o sol ou à sombra: veja espécies

Foto 13 de 13 - Espécies perenes para áreas sob pleno sol: Dianthus chinensis (cravina), muito florífera, pode ser utilizada tanto em clima quente, como frio. Formam lindos maciços quando plantadas sob pleno sol Getty Images
Já para o paisagista Paulo Cezar Heib, autor do blog Flores e Plantas, se a mesma espécie aplicada como forração em um jardim for usada em um vaso ou canteiro, deixa de ser assim designada: “basicamente, o termo está associado à planta que cobre diretamente o chão”, explica.
Como não podem ser pisoteadas, essas espécies são ideais para serem plantadas ao redor de árvores e sob pequenos bosques sombreados, já que possuem uma altura relativamente baixa, de cerca de 30 cm.
As forrações também protegem o solo de barrancos e taludes das erosões provocadas pelas chuvas e agem contra o ressecamento causado pelo calor. Além disso, auxiliam a absorção da água pluvial de maneira a evitar que o excesso se acumule no terreno.
“Elas complementam o projeto paisagístico, acrescentam cor e textura ao espaço e são melhor opção [para a manutenção do espaço drenável do solo] do que pisos impermeáveis ou pedriscos soltos, que tendem a  aumentar a irradiação do calor e a temperatura do local”, esclarece Heib.
Assim como a maior parte das plantas, as forrações podem ser divididas em opções a pleno sol e outras que se adaptam para a cobertura de locais sombreados, onde dificilmente um gramado comum se desenvolveria. “Essas espécies apreciam a luz indireta, filtrada, e se desenvolvem muito bem sob as árvores”, diz Rodrigues.
  • Getty IMages
Normalmente essas plantas vêm em caixas contendo oito a 15 unidades de mudas e são facilmente encontradas em "gardens centers", floriculturas e casas de plantas.
“Os Ceasas ainda são uma boa opção quando se procura custos mais baixos, mas unidades compradas diretamente dos produtores têm preços ainda melhores”, recomenda o paisagista Paulo Cezar Heib. Para calcular a quantia necessária, é preciso ter a metragem quadrada do canteiro e conhecer o espaçamento necessário entre as mudas.
Para o paisagista João Jadão, da Planos e Plantas, a escolha da forração ideal deve levar em conta a luminosidade e as necessidades hídrica e estética. “Em geral é preciso ter um solo rico em matéria orgânica e cuidar para que não falte água”, ensina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.