Os benefícios que as plantas nos trazem

As flores e plantas que utilizamos para decorar as nossas casas não são apenas simples adornos. Os benefícios que fazem são indispensáveis e fundamentais para a nossa saúde, para o nosso estado de ânimo e, em geral, para manter a qualidade de vida de forma simples e natural.


As propriedades físicas e químicas das plantas trazem consigo muitas vantagens, como por exemplo a renovação do ar no ambiente. Através do processo chamado fotossíntese as plantas realizam a filtração de ar, onde o dióxido de carbono (CO2) é absorvido e devolvido ao ar em forma de oxigénio (O2). O ciclo habitual da fotossíntese normalmente acontece de manhã, pois aproveitam a luz solar.


Mas existem outros grupos de plantas pertencentes a ambientes mais calorosos, que invertem a ordem e realizam a fotossíntese à noite. É o caso das orquídeas. Portanto, é aconselhável combinar ambas as classes de plantas para desfrutar do ciclo as 24 horas do dia.


As plantas também aumentam a umidade do ar, e isso é benéfico para manter a nossa garganta e pele, entre outras, bem hidratadas.


As plantas absorvem gases nocivos, como alguns componentes do tabaco. Assim, podemos dizer que atuam contra a poluição, já que com a ajuda de algumas bactérias que encontram-se na raiz, transformam estes gases em nutrientes. Para os alérgicos a pó, as plantas podem ser muito benéficas pois reduzem a presença de pó no ar em até 20%.


E por incrível que pareça, as plantas reduzem o ruído no ambiente, especialmente em lugares fechados.


Como foi dito antes, as plantas têm efeitos psicológicos positivos sobre as pessoas e podem chegar a melhorar o ânimo e o bem-estar, assim como reduzir o estresse. E no caso das empresas, existem estudos que demonstram que trabalhar com plantas reduz o absentismo laboral e aumento da produtividade no trabalho.


Em casos de doentes, está comprovado que a recuperação é mais rápida se existem flores e plantas no seu redor.


Alguém gostaria de argumentar contra? rsrsrs Espero que não.



Foto: Paulo Heib
Texto adaptado do site: www.mundodeflores.com

13 comentários:

  1. me ajudou co o trabalho ge escola

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE!!! TENHO VONTADE DE FAZER UM JARDIM COM UM LAGO DE PEIXE NA FRENTE DE CASA, NÃO SEI QUAIS AS FLORES E A POSIÇÃO DO LAGO. VC PODE ME AJUDA.
    naracristina36@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris temos um grupo no face (meu jardim minha paixão) la tem o Alexandre leal adicione-o ele sabe fazer maravilhas ....

      Excluir
  3. Prezada Cris, e prezados visitantes. Atuo como paisagista e caso necessitem de informações a respeito de meu trabalho, orçamento de projetos e assuntos afins eu fico à disposição através do telefone 11 9829-4076 ou do e-mail pauloheib@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. tambem me ajudou com o trabalho da escola

    ResponderExcluir
  5. muito bom,tambem me ajudou munto no trabalho da escola.
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. realmente é muito fundamental flores em nossa vida .

    ResponderExcluir
  7. realmente é fundamental flores em nosso lar .

    ResponderExcluir
  8. muito obrigada vc me ajudou muito com o trabalho da escola :)
    valeu pela 'ajuda com o trabalho escolar' beijãooooo :-* :)

    ResponderExcluir
  9. as plantas sao indispensaveis em nossas vidas

    ResponderExcluir
  10. Olá! Me chamo Ana e tenho mini rosas plantada em vaso. Ela fica na sacada de meu apto, onde recebe um pouco de sol. Toda vez que recebe sol, ela murcha. Tenho que colocar água quase todos os dias. Será que é normal? Ou tenho que replanta-lá para outro vaso. Fico com medo de matá-la com tanta água.

    Aguardo retorno. Obrigada.

    ana.cris.theo@gmail.com

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.