Conheça as orquídeas mais populares

É quase impossível passar despercebido por uma orquídea. O colorido, formato e perfume das flores e o conjunto floral... tem sempre algo que desperta a atenção.


Existem mais de 35 mil espécies dessas plantas no mundo todo, sendo que cerca de 2.700 ocorrem nas matas brasileiras. Com tanta diversidade, fica difícil escolher as mais belas. Por isso, Meu Jardim fez uma seleção daquelas que são pouco exigentes, possuem cultivo simples e podem ser facilmente adquiridas em orquidários e garden centers.




CATTLEYA



Conhecida como a rainha das orquídeas, a Cattleya está entre as mais populares e apreciadas no mundo. Presente desde o México até a América do Sul, produz flores das mais variadas cores, perfumadas ou não e que podem chegar a 25 cm de diâmetro. Deve ser cultivada em local bem iluminado, mas sem luz solar direta, com temperaturas entre 18 e 25ºC e receber rega quando o substrato estiver seco. Além de ser plantada em vaso, também aprecia ficar fixada ao tronco de árvores. A Cattleya é a mais cultivada no Brasil.



LAELIA


Originária das Américas do Sul e Central, a Laelia também está entre as mais requisitadas no Brasil, em especial, porque há uma grande variedade nativa do País. Suas flores são vistosas, duram cerca de duas semanas e apresentam belas formas e cores, como amarela, púrpura, branca, rósea e vermelha. De modo geral, necessita ficar à meia-sombra, em lugares bem ventilados e com temperaturas entre 12 e 20ºC. Assim como a rega, a adubação deve ser frequente, pelo menos uma vez por semana.


VANDA


Por ser proveniente de regiões pantanosas da Ásia, essa orquídea gosta de muito calor, umidade relativa do ar bastante alta, boa ventilação, rega frequente e luminosidade abundante. Precisa ser plantada em caixetas vazadas de madeira ou de plástico, porém, sem substrato para que suas raízes fiquem soltas, ou ainda fixada em tronco de árvores. A Vanda floresce de três a quatro vezes por ano, quando aparecem entre dez e 20 flores de formas arredondadas e que permanecem abertas por até um mês.

ONCIDIUM

 

Suas flores são pequenas, delicadas, muito ornamentais e, às vezes, perfumadas, aparecendo nos tons amarelo, róseo, branco e castanho. A durabilidade é variável, de uma semana a 40 dias, no entanto, a quantidade é surpreendente: entre 30 e cem unidades por haste floral. Seu cultivo é simples, necessitando de boa ventilação, meia-sombra, alta umidade relativa do ar e rega sempre que o substrato secar. O Oncidium é distribuído pelas Américas Central e do Sul, por isso, possui fácil adaptação às diversas regiões do Brasil.


PHALAENOPSIS


É muito utilizada para ornamentar ambientes internos e está entre as mais produzidas no mundo. Nativa da Ásia Tropical, adapta-se a ­qualquer região do Brasil, desde que mantida em local sombreado e protegido de ventos. Necessita de irrigação de duas a três vezes por semana e ser adubada com NPK 20-20-20 uma vez por semana. As flores da Phalaenopsis são extremamente resistentes, podem durar até três meses e aparecem durante o ano todo nas cores branca, rósea e lilás, embora também existam variações de castanho e amarelo.



CYMBIDIUM



A longa permanência das flores é uma característica marcante do Cymbidium, já que ficam abertas por mais de 30 dias. Elas aparecem em grande quantidade, entre dez e 40, e em uma vasta gama de cores, como amarela, branca, vermelha, rósea, verde, laranja, entre outras. Essa orquídea gosta de baixas temperaturas, florescendo no Outono-Inverno, porém, não resiste a geadas. Outros cuidados indicados são: meia-sombra, alta umidade relativa do ar e substrato bem aerado e mantido úmido.



PAPHIOPEDILUM



O formato exótico das flores do Paphiopedilum deu origem aos seus apelidos: sapatinho e queixuda. Elas podem ficar abertas por até um mês, além disso, é comum encontrar em suas laterais pelos e verrugas. Quanto às cores, são muito variadas, desde tons de amarelo, verde e vermelho até branco. Por ser nativa de matas sombreadas e úmidas da Ásia Tropical, essa orquídea aprecia substrato aerado e sempre umedecido, mas sem encharcamento, meia-sombra e clima temperado, ou seja, quente durante o dia e ameno à noite.




Texto da jornalista Renata Putinatti para a revista Meu Jardim n.º 3 - Ed. Casa Dois
Fotos: revista Meu Jardim n.º 3 - Ed. Casa Dois

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.