A orquídea Phalaenopsis





A orquídea Phalaenopsis é uma das espécies mais comercializadas. Ela é comumente encontrada na cor branca mas existem também outras exóticas, passando por cor-de-rosa claro e maravilha. Ela costuma custar a partir de R$ 35,00 em floriculturas, com apenas uma haste.


CUIDADOS COM A PHALAENOPSIS

Esse tipo de orquídea prefere sempre substratos compostos por casca de pinus, pó de xaxim, carvão vegetal e musgos. Ao replantar a sua muda, dê preferência ao vaso de cerâmica com furos na laterais, como o da minha orquídea da foto.





Uma vez por ano (em geral no bimestre outubro/novembro)a Phalaenopsis emite cachos de até 12 flores, se bem cuidada. Suas flores têm muita durabilidade e resistência, persistindo por três ou cinco semanas antes de murcharem.


REGA

A rega deve ser esporádica, de 10 em 10 dias pelo menos. Não se deve mantê-las enxarcadas com risco de perder a muda. As flores também duram muito menos caso a phalaenopsis seja muito regada.


ADUBAÇÃO

A adubação pode ser realizada uma vez ao mês, e recomenda-se a fórmula química NPK 10:10:10, numa pequena porção em uma colher de café para um litro de água. As Phalaenopsis que estão florindo ou com suas raízes ainda não adaptadas ao vaso (recém replantadas) não devem receber fertilizante.


MANUTENÇÃO

A Phalaenopsis deve ter sua haste cortada acima do terceiro "nó", após as flores murcharem. Esta poda deve ser realizada com tesoura esterilizada. A poda deve ser feita na haste, após o terceiro nó, numa altura aproximada de 20 centímetros. Após a poda da haste, a Phalaenopsis pode voltar a dar novos cachos ainda no mesmo ano, numa ramificação.

Na dúvida, simplesmente não corte a haste. :-)










Paulo Heib - Paisagista
11 9829-4076
pauloheib@hotmail.com

Fotos e textos: PAULO CEZAR HEIB



____________________________________________________________________

Trecho retirado do livro "Orchids for everyone", de Jack Kramer. Tradução de Francisco Benedito Wieckert

site: http://www.sob.org.br/phalaeno.htm

O gênero Phalaenopsis tem características muito elegantes. Algumas variedades apresentam florações espetaculares, como por exemplo a P. schilleriana, que comumente chega a ter mais de setenta flores em uma única haste floral. Mas esta espécie também é conhecida por sua belíssima folhagem verde escura, salpicada de cinza prateado, com folhas achatadas em forma de língua e flores róseas ou brancas, com até 7,5 cm de diâmetro.

Nos últimos anos, vários híbridos de Phalaenopsis têm sido criados para obtenção de flores de corte. Suas flores brancas tornaram-se populares para buquês de noivas.

PHALAENOPSIS em seu habitat natural

Todas as espécies encontradas são nativas do extremo leste asiático. Fixadas nesta área, estendem-se por Burma, Ilhas Molucas e especialmente nas Filipinas.

O nome Phalaenopsis deriva de "Phalaena", "Phalena" ou mariposa e "opsis", "aparência de"; foi sugerido pelo botânico holandês Blume, quem a encontrou pela primeira vez em 1825 e a nomeou de Phalaenopsis amabilis, como a mariposa tropical Phalaena.

Phalaeonopsis são epífitas ou litófitas. As plantas crescem prendendo-se a ramos, troncos de árvore e rochas e quase sempre fixadas em lugares sombrios. Algumas espécies crescem bem próximo à praia, recebendo os respingos da água salgada do mar (o jardineiro que era encarregado de cuidar da coleção de orquídeas do Jardim Botânico da Inglaterra particularmente tinha grande sucesso no cultivo deste gênero. Colocava areia e cascalho de pedra nas prateleiras, onde periodicamente acrescentava pedras de sal próximo às plantas para evitar congelamento da água nas bandejas).

Três espécies, P. lowii, P. parishii e P. esmeralda são muito sensíveis nas condições do seu hábitat nativo, onde crescem em cima de pequenos arbustos e pedras limosas. Mas quando cultivadas em estufas, longe das drásticas mudanças climáticas, normalmente têm suas folhas conservadas integralmente.

As folhas têm textura de couro e podem ter até 46 cm de comprimento por 7 cm de largura. São suculentas, servindo de reserva de água e alimento. A maioria das espécies viceja na selva, onde a temperatura é naturalmente uniforme, entre 24 graus à noite e 35 graus durante o dia, com índices pluviométricos de 2.030 mm³ ao ano, e uma atmosfera quase sempre saturada de umidade, razão pela qual são desprovidas de bulbos.

As raízes crescem livremente e aderem a tudo que possam firmar-se, sejam árvores ou rochas. O cultivo em vasos impossibilita que as raízes fiquem soltas por fora do recipiente, desenvolvendo-se, assim, em meio ao substrato, o que retarda seu crescimento. A P. schilleriana e a P. stuartiana têm raízes de coloração prateada, largas e achatadas, algumas com crescimento muito extenso para captar alimento e prover a fixação.

O alimento é principalmente provido pela umidade atmosférica, bem carregada, que contribui para o enraizamento na parte inferior, e grande absorção pelas raízes aéreas e folhas.

Em seu hábitat natural as hastes florais ficam dependuradas em cascatas, sobre suas longas e pesadas folhas, e estão continuamente em floração. Após a floração mais hastes podem surgir da haste original. Se depois da primeira florada tiver caído a haste, esta voltará a produzir outras brotações florais. Se quiser usar as flores para decoração, corte a haste acima do nó mais alto. A planta irá então produzir uma nova haste secundária dentro de pouco tempo. Geralmente, em cultivo, as hastes são estacadas para cima.

Quando as condições são favoráveis, as plantas são capazes de produzir "keiks", brotações nas gemas da haste floral. Com o crescimento da jovem planta, ela irá desenvolver suas próprias raízes. No hábitat é comum ver grandes colônias de plantas formadas de "keiks" florais já independentes, avançando ao longo dos galhos, produzindo suas próprias hastes florais.

Em algumas espécies, incluindo a P. violacea, a P. amboinensis e a P. mariae, após a floração, se fecundadas, irão formar uma cápsula de sementes, em que as sépalas e pétalas tornam-se espessas, de cor verde como as folhas, mas seguindo o mesmo caminho das funções de reprodução por sementes.

A condição natural do meio ambiente das Phalaenopsis provê à espécie temperaturas médias estáveis, alta umidade e bom sombreamento. Por ser uma planta delicada, deve preferencialmente ser cultivada em estufas.





2 comentários:

  1. HÁ 2 OU 3 SEMANAS ADQUIRI UMA :)AGORA VAMOS VER COMO SE PORTA.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a orquídea branca phalaenopsis, ganhei duas de presente de casamento em out/2012, ela estava morrendo, cairam as flores e as folhas estavam amarelando... comprei pedras brancas e cascas de arvore, coloquei em vaso de vidro raso com muita pedra e cascas, esta correto? Elas ficam na minha sala de estar, não bate sol, mas é bem ventilado. Elas pode continuar neste ambiente? Fernanda Costa.

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.