Nota sobre direito autoral:

Nota sobre direito autoral:

Muitas das imagens publicadas neste blog são de domínio público ou de autor desconhecido. Algumas, entretanto, podem estar protegidas por direitos autorais. Se você detém os direitos sobre alguma das imagens e não deseja que ela seja reproduzida aqui, por favor entre em contato e a questão será resolvida imediatamente. 

Os textos publicados neste blog, salvo quando colocados entre aspas e indicado o contrário, são de minha autoria e podem ser reproduzidos em qualquer meio, para fins não comerciais, desde que citada a fonte.

Plantar no vaso ou plantar no chão? Eis a questão!!

Antes de falar propriamente do tema do post, vale a pena dar uma extendida em um aspecto importante que é a ausência de solo aparente. Parece que quem tem hoje algum espaço de terra livre em seu quintal é um verdadeiro felizardo, não é mesmo? Obviamente, quem mora em apartamentos apenas pode curtir o jardim do seu condomínio (isso quando há jardim!), e se quiser ter plantas dependerá de vasos, jardineiras e criatividade. Mas, e quem possui uma casa?


Pois é, quem reside em casas muitas vezes cimenta 100% do seu terreno e elimina qualquer espaço de solo aparente. Isso é uma pena. Não só pelo jardim que jazeu, mas também pela eliminação de área permeável. Sabia que há uma legislação que trata disso na cidade de São Paulo? É a Lei N.º 11.228, DE 25 DE JUNHO DE 1992, assinada pela Sra. Erundina. O Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo determina que os imóveis mantenham ao menos 15% de sua área permeável, livre de construções ou pavimentos, permitindo a absorção das águas pluviais. A Prefeitura ainda não teve a brilhante idéia de fazer essa fiscalização nos imóveis da cidade, pois se fizer isso achará uma bela fonte de recursos para os cofres públicos.


Voltando às nossas plantas... Plantar no vaso ou plantar no chão? Eis a questão!! Quem tem plantas em vasos quer que elas fiquem lindas e robustas, que cresçam viçosas e dêem muitas flores, que permaneçam com esse aspecto o ano todo. Claro que isso é possível, porém diferentemente das plantas no chão, as que estão em vasos têm muitas limitaçõs no que diz respeito a espaço para raízes e nutrição.


Quando trato com meus clientes, gosto de fazer comparação entre planta em vaso e um pássaro na gaiola. A planta no vaso, tal qual o pássaro preso, depende quase que 100% dos cuidados de seu dono. Rega, adubação, insolação, ventilação, tudo isso dependerá das suas ações. Basta um esquecimento e você perceberá sua planta sem água, ou que está há meses sem receber qualquer adubação.

Quem tem uma planta deve prestar atenção às suas necessidades, e assim poderá esperar bons resultados. O tempo que você dispende cuidando de sua planta será muito bem recompensado. E não adianta achar a planta do vizinho mais bonita se você não cuidar bem da sua!



SOBRE MIM: Realizo meus trabalhos de manutenção de jardim e vasos na cidade de São Paulo, preferencialmente na zona sul.

Caso queira uma consultoria, ou manutenção mensal, entre em contato comigo pelo telefone 11 9 9829-4076 ou pelo e-mail pauloheib@hotmail.com

Sou técnico Paisagista, formado pelo SENAC-SP, tenho 22 anos de experiência no trato de plantas. Apesar de ter o curso, continuo estudando e aprendendo.

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.