O mistério das hortênsias




Muitas pessoas reclamam que adquirem mudas de hortênsia (Hidrangea macrophilla) de determinada cor e, com o passar do tempo elas mudam de cor: de azuis, as flores se tornam cor-de-rosa ou vice-versa. Por que isso acontece?

Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores. O mistério funciona mais ou menos assim: em solos ácidos, ou seja, com pH abaixo de 6,5, surgem flores azuis; já em solos alcalinos, com pH acima de 7,5, surgem flores rosadas e até brancas.

Podemos alterar o grau de acidez ou alcalinidade do solo para determinar a cor das hortênsias:

Azul

Para obter flores azuis, por exemplo, recomenda-se regar o canteiro duas vezes por ano com a seguinte mistura: 20g de sulfato de alumínio (pode ser substituído por pedra ume) diluído em 10 litros de água.

Cor-de-rosa

Para obter hortênsias cor-de-rosa, faça primeiro uma poda na planta, para ajudar a eliminar parte do alumínio contido nas folhas. Depois, transplante-a para um novo canteiro, já preparado com 300g de calcário dolomítico por m2 .

Azul-violeta

Existe também uma dica para intensificar o tom azul-violeta das hortênsias: colocar de molho em água alguns pedaços de palha de aço usadas e depois aplicar a “água enferrujada” nas regas semanais das hortênsias, alternando com outras regas normais.

Foto: Paulo Heib
texto adaptado do site www.jardimdeflores.com.br

8 comentários:

  1. meu nome e´isa,amo plantas e sou admiradora dessa planta mas nunca consegui, pois moro no interior aqui no RN e aqui nao tem. bjus...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Isa,

    As hortências são cultivadas a clima temperado, ou seja, mais frio. Do Sudeste ao Sul do país é muito comum apreciá-las devido às temperaturas mais baixas.

    Grande abraço

    Paulo Heib

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog e estou encantada com a manacan da serra me encantei quando por varias vezes passei pela serra de tapirai e me encantava com tal arvore de flores em abundancia e nao sabia que arvore era , e ficava sonhando em ter uma muda , adorei descobrir tudo sobre essa maravilha no seu blog obrigada ...

    ResponderExcluir
  4. Adorei este blog aom flores.Grande abraço.Chapada Gaúcha-MG

    ResponderExcluir
  5. ooloquei agua de palha d aço na minha hortencia e ela q era linda cor de rosa agora ficou sem cor, nem azul nem rosa.

    ResponderExcluir
  6. é verdade que se tiver uma flor hortênsia em casa, quem mora na casa não casa?

    ResponderExcluir
  7. Paulo será que vc não pode mostrar modelos de ikebanas?

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.