Ervas medicinais: o chá da vovó

Ervas medicinais: o chá da vovó

É sempre bom termos à mão uma erva fresca na hora em que precisamos fazer um chazinho, seja por puro prazer ou por algum probleminha ou disfunção na nossa saúde. Se as pessoas soubessem como é fácil manter as tradicionais ervinhas em casa...

A vida moderna oferece tantas fórmulas farmacêuticas que acabamos esquecendo o famoso "chazinho da vovó", ou então acabamos apelando para aqueles sachês industrializados. Porém, quem se aventura a ter as plantinhas em casa tem dois prazeres: o cultivo (que é simples) e a degustação de uma excelente bebida feita de forma saudável.

Para tê-las em casa você não precisa viver em um rancho, basta usar a criatividade e um cantinho onde bata sol pelo menos metade do dia, ou de manhã ou de tarde (ou o dia todo, claro). Mesmo morando em um apartamento na Av. Paulista você pode tomar o chá de hortelã de seu próprio cultivo.

O material do recipiente a ser utilizado pode ser plástico reciclado, cimento, amianto, cerâmica, enfim, qualquer material, pois isso em nada interferirá no desenvolvimento da erva. Escolha o apropriado ao espaço que você tem em sua casa. Se optar por colocar jardineiras em suportes na parede, escolha o material mais leve para evitar acidentes.

O tamanho do recipiente para as plantas se desenvolverem sempre dependerá de cada planta, ou seja, de que forma ela cresce. Há ervas rasteiras (como a hortelã, poejo, erva-cidreira, novalgina) e há ervas eretas (como o capim-limão, manjericão, alecrim, erva-doce, camomila, boldo, louro). 

As rasteiras ficam melhor acondicionadas em jardineiras com profundidade de pelo menos 15cm e de preferência plantadas individualmente, para evitar conflitos com outras espécies. Por essa razão eu nunca as planto em canteiros, pois algumas tendem a ser invasivas e a proliferarem sob a terra, como a hortelã e a novalgina. Uma vez plantadas na horta, é necessário sempre fiscalizá-las para manter o controle!

As eretas podem ser plantadas em pequenos vasos ou potes (sempre furados no fundo), com profundidade de pelo menos 15cm. Em geral suas raízes fasciculadas não requerem muito espaço para se desenvolver (com exceção de arbustos como o boldo ou o louro, que exigem espaços maiores devido ao tamanho final da planta). Estas podem ser plantadas em canteiros sem problemas.

Basicamente, todas elas precisam de sol, sol, muito sol. E, consequentemente, muita água (com exceção de ervas de origem Mediterrânea, como o alecrim, por exemplo, que devem ser regadas moderadamente).

Adubação é sempre necessária. Adubos orgânicos são sempre mais recomendados por não se correr o risco de causar "excesso", ao contrário da adubação química que se não for dosada corretamente pode prejudicar a planta, queimando-a ou mesmo a matando. Se você já tiver experiência com essa última, o efeito na planta é mais rápido. Porém, é necessário sempre seguir as orientações do rótulo do produto!

A poda nessas herbáceas acaba sendo realizada quando retiramos seus galhos e folhas para o uso, então sempre devemos estar atentos a qual parte da planta utilizaremos, a fim de manter a planta sadia e aumentar a sua durabilidade. Plantas com desenvolvimento muito rápido devem sim ser podadas, como o boldo ou a erva-doce, para contenção de seu tamanho.

Para quem quer usar de imediato as ervas, recomendo que se adquira mudas já formadas. Para quem não tem pressa e quer vê-las crescer, há sementes disponíveis nos mercados e gardens.

Aqui também é possível adquiri-las, através do e-mail pauloheib@hotmail.com



Texto: Paulo Heib

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.