Eu quero ter plantas em casa. Como escolher meu apartamento ?

Eu quero ter plantas ornamentais em casa. Como escolher meu apartamento ?

autor: Paulo Cezar Heib (corretor de imóveis ADEMAR) - 24/07/2021



Quem gosta de plantas sempre achará um cantinho em casa para colocar um vaso.

Mas e quando você mora em um apartamento pequeno que mal comporta seu sofá e uma mesa na sala de jantar? Como fazer para escolher o local onde colocar uma planta? E qual planta escolher para esse local?

O primeiro passo é sempre determinar o limite das dimensões do vaso/planta para o espaço disponível. A escolha vai se basear na largura e altura do vaso, bem como da planta e principalmente para o espaço que a planta precisa para sua formação, sem que sua presença interfira por exemplo na circulação se for um corredor ou na vista da TV ou em uma reunião familiar na sala de jantar. Ou então um espaço no alto da parede para pendurar uma planta pendente.

Mas seria apenas isso? E esse é o fator mais importante?

Com certeza, não!


Definitivamente, o fator mais importante para a escolha de uma planta é a insolação dos ambientes. O fator LUZ é o que determina os tipos de planta a serem escolhidos. 

E como fazer para saber a insolação de um ambiente?
A resposta está em observar a posição geográfica do apartamento.





O nascer do sol ocorre ao Leste e o pôr-do-sol  ocorre a Oeste, e aqui no hemisfério sul do planeta, transcorre um arco que abrange a direção norte.

Nota-se por essa descrição que a face de um imóvel menos favorecida pelo sol é justamente a face sul.


Portanto se você quer colocar plantas em uma varanda, por exemplo, precisa saber situar bem a posição geográfica desse ambiente para fazer a melhor escolha para ter uma planta adequada ao espaço que você dispõe.


Se é uma varanda face NORTE, você terá sol abundante em grande parte do dia e então pode pensar em jardineira com hortaliças, bonsais em geral, plantas suculentas e cactos, arvoretas como ficus e yuccas e até árvores frutíferas como jabuticabeiras, pés de romã, limoeiros, etc.


Se a face de sua varanda for face LESTE (sol da manhã) ou face OESTE (sol da tarde), as mesmas plantas citadas acima se adequam, porém tenha atenção pois o período de insolação será muito reduzido e elas podem não se desenvolver a contento. Além das citadas, você pode pensar em plantas de meio-sol, como palmeiras ráfia e areca, dracenas, pleomeles, etc., que terão melhor desempenho.

Se a face de sua varanda for SUL (sol nenhum), você terá de optar por plantas de meia-sombra, como samambaias, lírios da paz, jibóias e filodendros em geral, dracenas, renda portuguesa, etc.

Lembrando que no verão o tempo de luminosidade aumenta e o sol passa mais alto (a pino), enquanto que no inverno o tempo de sol diminui bastante e o sol transcorre mais próximo ao horizonte, portanto incide de modo inclinado.


E como escolher um apartamento se você ama plantas ornamentais em sua casa?
Eu aconselho sempre optar pela face NORTE, pois você poderá ter plantas de meia sombra dentro de casa e plantas de pleno sol em sua varanda.




Gostou do texto? Gostou das dicas?
Somos especialistas em paisagismo e também em imóveis.

Entre em contato pelo nosso whatsapp CLICANDO AQUI:


Ademar - corretor de imóveis e também paisagista
11 97622-1200 

CRECI 211.113-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.