O que é forração?
Forração é o nome que se dá a qualquer cobertura vegetal sobre um solo desnudo, ou seja, descoberto. Outra definição é a seguinte: forração é qualquer cobertura vegetal que não esteja na limitação de um pequeno canteiro.
Onde e quando se opta pelo uso das forrações?
Algumas espécies ajudam a proteger o solo, evitando até a erosão em áreas difíceis, como barrancos e taludes.
Pensando no micro-clima, a opção por forrações é muito melhor que a colocação de pisos impermeáveis ou pedriscos soltos, pois estes aumentam a irradiação do calor e isso eleva consideravelmente a temperatura local.
E, obviamente, auxiliam na absorção da água da chuva pelo solo, evitando que o excesso dessa água se acumule nas ruas e se tornem alagamentos.
Onde comprar?
São facilmente encontradas em gardens, floriculturas e casa de plantas. Locais como os CEASAS locais são a melhor opção em função de preços mais baixos. Compradas diretamente dos produtores, os preços ficam melhores ainda.
Como plantá-las?
De forma geral, essas plantas vêm em caixas com várias mudinhas, de 08 a 15 unidades. Para calcular a quantia necessária, é preciso ter a metragem quadrada do canteiro e saber o espaçamento entre as mudas. De forma geral, costuma-se plantar essas plantas com espaço de 20-25cm entre elas, o que dará aproximadamente 25 mudinhas por metro quadrado. Porém, antes de plantar é necessário saber como cada planta se desenvolve, pois plantas que ramam podem até ter um espaço maior entre elas. Caso você queira fechar rapidamente o espaço, quanto mais próximas, melhor.
Cuidados gerais
Por ser uma gama muito grande de plantas, cada uma precisará de um cuidado específico, portanto cabe uma pesquisa para cada tipo escolhido.
Tipos de forração
A forração mais comum sempre foi o gramado, pois este permite o pisoteio. Porém há diversas formas de se construir um espaço verde (ou com muitas outras cores) de forma diferente a criativa.
Existem opções a pleno-sol, e outras ideais para cobertura de locais sombreados e semi-sombreados onde dificilmente o gramado se desenvolveria. Abaixo segue a lista com as mais utilizadas.
- Forrações a pleno sol: Barba-de-serpente, Cacto-margarida, Capim-chorão, Capuchinha, Cinerária, Confete, Dicondra,Erva-de-gato, Evólvulo, Festuca-azul, Flor-de-santo-antonio, Grama-amendoim, Grama-preta, Hera, Hera-japonesa, Lisimáquia, Orégano, Periquito, Perpétua, Rabo-de-gato, Rosinha-de-sol, Tapete-inglês, Trapoeraba-roxa, Vedélia
- Forrações a meia-sombra e sombra: Ajuga, Alumínio, Aspidistra, Barba-de-serpente, Curculigo, Dicondra, Dinheiro-em-penca, Flor-batom, Flor-de-santo-antonio, Grama-amendoim, Grama-preta, Hera, Hera-americana, Hera-da-algéria, Hera-japonesa, Lambari, Lírio-do-brejo, Lisimáquia, Maranta-pena-de-pavão, Maranta-variegada, Musgo-tapete, Prateadinha, Samambaia-paulista, Tapete-inglês, Trapoeraba, Trapoeraba-roxa, Vedélia, Vinca-pendente
Aqui, vamos tratar de duas das mais utilizadas, a grama-amendoim e a hera-inglesa.
Grama-amendoim (Arachis repens)
A grama-amendoim é uma excelente forração, com textura diferente, ela dispensa as podas periódicas. Porém, se houver muros ela pode escalar, o que obriga a aparar as pontas de vez em quando.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e preferencialmente enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera secas, mas não é tolerante à geada.
Hera ou hera-inglesa (Hedera helix)
A hera-inglesa possui crescimento vigoroso. É uma planta de ramos longos, com raízes adventícias que lhe doam também a característica de trepadeira.
As folhas podem ser variegadas de branco, prata ou amarelo. As inflorescências são pequenas , amarelo-esverdeadas e de pouca importância ornamental, mas que atraem abelhas e borboletas na primavera e verão. Os frutos são pequenos e negros, e servem de alimento a diversos pássaros embora sejam tóxicos ao homem.
A hera é uma planta multifuncional. Pode compor floreiras ou cestas suspensas. Também é muito utilizada como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Além disso pode ser uma trepadeira interessante em diversos tipos de suporte.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente. A hera aprecia a umidade e o frio subtropical, e não suporta solos encharcados. É tolerante a geadas e precisa de podas para o controle do crescimento.
Site de pesquisa e fotos: www.jardineiro.net
Boa Noite !
ResponderExcluirGostaria que me indicasse os fornecedores para todos os tipos de plantas usadas no paisagismo.
Muito Obrigada