As Forrações




O que é forração?

Forração é o nome que se dá a qualquer cobertura vegetal sobre um solo desnudo, ou seja, descoberto. Outra definição é a seguinte: forração é qualquer cobertura vegetal que não esteja na limitação de um pequeno canteiro.



Onde e quando se opta pelo uso das forrações?


Basicamente, forração está associada à planta quando plantada no chão. A maioria dessas plantas podem ser utilizadas também em jardineiras ou vasos, porém elas não terão a função de forração.

Com exceção dos gramados (que não é considerado forração por alguns paisagistas) as forrações são ideais para locais sem pisoteio, ao redor de árvores e sob pequenos bosques sombreados. Elas cumprem muito bem o papel de cobertura do solo, preservando a sua umidade e complementando a beleza do projeto paisagístico.

Forrações acrescentam cor e textura ao terreno, quebrando a monotonia do gramado e se encaixando entre espécies de maior porte.


Ecologicamente corretas!


Algumas espécies ajudam a proteger o solo, evitando até a erosão em áreas difíceis, como barrancos e taludes.

Pensando no micro-clima, a opção por forrações é muito melhor que a colocação de pisos impermeáveis ou pedriscos soltos, pois estes aumentam a irradiação do calor e isso eleva consideravelmente a temperatura local.

E, obviamente, auxiliam na absorção da água da chuva pelo solo, evitando que o excesso dessa água se acumule nas ruas e se tornem alagamentos.




Onde comprar?

São facilmente encontradas em gardens, floriculturas e casa de plantas. Locais como os CEASAS locais são a melhor opção em função de preços mais baixos. Compradas diretamente dos produtores, os preços ficam melhores ainda.

Como plantá-las?

De forma geral, essas plantas vêm em caixas com várias mudinhas, de 08 a 15 unidades. Para calcular a quantia necessária, é preciso ter a metragem quadrada do canteiro e saber o espaçamento entre as mudas. De forma geral, costuma-se plantar essas plantas com espaço de 20-25cm entre elas, o que dará aproximadamente 25 mudinhas por metro quadrado. Porém, antes de plantar é necessário saber como cada planta se desenvolve, pois plantas que ramam podem até ter um espaço maior entre elas. Caso você queira fechar rapidamente o espaço, quanto mais próximas, melhor.


Cuidados gerais

Por ser uma gama muito grande de plantas, cada uma precisará de um cuidado específico, portanto cabe uma pesquisa para cada tipo escolhido.




Tipos de forração


A forração mais comum sempre foi o gramado, pois este permite o pisoteio. Porém há diversas formas de se construir um espaço verde (ou com muitas outras cores) de forma diferente a criativa.



Existem opções a pleno-sol, e outras ideais para cobertura de locais sombreados e semi-sombreados onde dificilmente o gramado se desenvolveria. Abaixo segue a lista com as mais utilizadas.
  • Forrações a pleno sol: Barba-de-serpente, Cacto-margarida, Capim-chorão, Capuchinha, Cinerária, Confete, Dicondra,Erva-de-gato, Evólvulo, Festuca-azul, Flor-de-santo-antonio, Grama-amendoim, Grama-preta, Hera, Hera-japonesa, Lisimáquia, Orégano, Periquito, Perpétua, Rabo-de-gato, Rosinha-de-sol, Tapete-inglês, Trapoeraba-roxa, Vedélia

  • Forrações a meia-sombra e sombra: Ajuga, Alumínio, Aspidistra, Barba-de-serpente, Curculigo, Dicondra, Dinheiro-em-penca, Flor-batom, Flor-de-santo-antonio, Grama-amendoim, Grama-preta, Hera, Hera-americana, Hera-da-algéria, Hera-japonesa, Lambari, Lírio-do-brejo, Lisimáquia, Maranta-pena-de-pavão, Maranta-variegada, Musgo-tapete, Prateadinha, Samambaia-paulista, Tapete-inglês, Trapoeraba, Trapoeraba-roxa, Vedélia, Vinca-pendente




Aqui, vamos tratar de duas das mais utilizadas, a grama-amendoim e a hera-inglesa.


Grama-amendoim (Arachis repens)

Grama-amendoim, Arachis repens, , , amendoim-rasteiro, amendoinzinho, amedoim-forrageiro

A grama-amendoim é uma excelente forração, com textura diferente, ela dispensa as podas periódicas. Porém, se houver muros ela pode escalar, o que obriga a aparar as pontas de vez em quando.

Ela forma um denso colchão verde, com delicada flores amarelas. É muito utilizada para proteção de taludes e como pastagem nutritiva em alguns jardins rurais. Rústica, embora não seja resistente ao pisoteio, possui rápido rebrote.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e preferencialmente enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera secas, mas não é tolerante à geada. 

Multiplica-se por divisão dos estolões enraizados e pelas sementes formadas embaixo da terra.



Hera ou hera-inglesa (Hedera helix)

Hera, Hedera helix, Hedera helix caucasigena, Hedera caucasigena, Hedera taurica, Hedera helix helix, , hera-inglesa, hera-verdadeirahera, heradeira, hereira, aradeira, hedra, hera-dos-muros, hera-trepadeira




A hera-inglesa possui crescimento vigoroso. É uma planta de ramos longos, com raízes adventícias que lhe doam também a característica de trepadeira.

As folhas podem ser variegadas de branco, prata ou amarelo. As inflorescências são pequenas , amarelo-esverdeadas e de pouca importância ornamental, mas que atraem abelhas e borboletas na primavera e verão. Os frutos são pequenos e negros, e servem de alimento a diversos pássaros embora sejam tóxicos ao homem.

A hera é uma planta multifuncional. Pode compor floreiras ou cestas suspensas. Também é muito utilizada como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Além disso pode ser uma trepadeira interessante em diversos tipos de suporte.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente. A hera aprecia a umidade e o frio subtropical, e não suporta solos encharcados. É tolerante a geadas e precisa de podas para o controle do crescimento.

Multiplica-se por sementes, estaquia ou mergulhia.




Site de pesquisa e fotos: www.jardineiro.net
Texto: Paulo Heib


Um comentário:

  1. Boa Noite !
    Gostaria que me indicasse os fornecedores para todos os tipos de plantas usadas no paisagismo.
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.