A dama-da-noite (cacto-orquídea)



Pagar



vaso com cerca de 35cm de altura
(este vaso contém 01 muda)







Caros Amigos, todas as fotos abaixo são tiradas por mim; as plantas abaixo são aqui de minha casa.



Nome Técnico: Epiphyllum oxypetalum

Origem: América Central e Brasil.



A origem do nome é grega e significa "sobre as folhas", pois suas flores surgem de ramos que parecem folhas. Raramente tem espinhos, mas possuem pêlos nas aréolas.

Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados e suculentos, mas também podem se apresentar triangulares.

Em estado selvagem, na floresta, podem se desenvolver sobre árvores, mantendo as raízes no chão, quase como se fosse uma trepadeira.
Retira a umidade do ar e do sereno.

Quando cultivada necessita de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem.






Esse cacto é conhecido como Dama-da-Noite. Pertence ao gênero Epiphyllum. Nas fotos aparecem os botões  e as flores já abertas, por volta de 11 horas da noite.
Suas flores são grandes, com mais de 25cm e somente abrem à noite porque os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno. Por volta das 6h da manhã elas já estão murchando, portanto é bom ficar bem atento para não perder o "show"!!

O espetáculo destas flores abertas neste horário avançado é sempre muito esperado por quem as cultiva.




Modo de cultivo :

Local ensolarado, solo bem drenado.
Pede um substrato de cultivo rico em matéria orgânica e misturado com areia (50% x 50%), para boa drenagem e aeração.

No verão deve-se regar regularmente e fazer a adubação de cobertura.
No inverno evitar regar, se estiver ao ar livre as chuvas serão até mais do que suficientes.

É uma planta de cuidados simples para quem se inicia no cultivo de cactos.


Paisagismo:
Pode formar a base de um conjunto de jardim de pedras. É uma planta vigorosa e pode ser usada com destaque.

Comercialmente:
A dificuldade em encontrá-la disponível no mercado a torna um pouco cara. Alguns especialistas chegam a comercializá-las por mais de R$ 1.000,00!!






Fotos: Paulo Heib
texto adaptado do site: www.fazfacil.com.br

(ao reproduzir essa postagem, por favor colocar os devidos links e créditos*)


*dedicado ao blog Planta Sonia, que adora copiar fotos e textos sem dar créditos.

88 comentários:

  1. TENHO ELA EM MINHA CASA MAS NAO SABIA NADA SOBRE ELA, SUAS FLORES SÃO FABULOSOS, MAS SO ABREM DURANTE POUCAS HORAS, E PODEMOS CONTEMPLAR SUAS FLORES POR POUCAS HORAS, ENTÃO APROVEITE POIS SÃO MUITO LINDAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha não quer florir,o que devo fazer?

      Excluir
    2. Tenho uma dessas mas não consigo fazer a minha planta florir

      Excluir
  2. Sou Jair Bacini, tenho um terreno nas proximidades de Maringá no Paraná, neste terreno tenho um pequeno bosque, como ganhei uma muda da "Tia" plantei a mesma próxima de uma árvore, e a mesma foi crescendo, fomos amarrando-a no tronco da árvore, e para nossa grata surpresa, na Noite de Natal deste ano a mesma abriu de uma só vez aproximadamente 30 flores e contei + 32 para abrir no outro dia, foi um espetáculo deslumbrante que não dá para descrever, e infelismente não estava com máquina fotográfica para registrar este momento único.
    Um abraço e Feliz Ano Novo a todos.

    Jair Bacini
    Maringá-Pr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair ésta flor é um espetacúlo,é como as flores de mandacarú,no agreste nordestino.
      Em toda a sua vida vai ser inesquecivel esta noite de natal,com todas estas estrelas,que deceu do ceu,para brilhar aos seus pés na sua noite de natal.

      Excluir
    2. Tenho Vários Pés De Dama da Noite Na minha Casa,Hoje (12/11/2012 )Abriram 12 Flores Por Volta Das 22 Horas.Pode Se Dizer Que São Lindas.!

      Excluir
    3. Oi vc sabe se eu posso plantar ela amarada em árvores

      Excluir
  3. para poder contempla-la por mais 24 à 48hrs,
    retire-a entre 03 e 04hrs da madrugada,e ponha na geladeira com o cabinho dentro de um recipiente com água,já q elas
    duram somente uma noite....essa é uma das flores da minha infancia...eu tenho ela...
    e amo...

    LUANDA ARAÚJO...RJ

    ResponderExcluir
  4. o e-mail de LUANDA ARAUJO (ACIMA) é:
    lawana_2009@hotmail.com.....

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Luciane Penovich, moro em Curitiba-Pr.Minha mãe plantou uma muda destas em sua casa, já há muitos anos. Sempre ficamos de olho na florada que nos presenteava com uma média de 40 flores. Mas este ano, foi uma grata surpresa quando contei 74 botões que se abriram no dia 03 de janeiro. Ficamos todos enebriados com o perfume e a beleza.
    Infelizmente, minha mãe se foi em dezembro, e não pode ver esta maravilha em tamanha plenitude. E infelizmente também, não fiz uma muda para ter em minha casa e continuar um dos grandes prazeres da minha mãe. Será que alguém poderia me dar uma dica de como fazer?
    (lucipenovich@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Olá, ganhei um pé dessa planta, ela está em uma caqueira, está muito maltratada, queria saber como faço pra reproduzi-la e cuidar melhor dela.
    Eglinearaujo@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só tirar uma folha e replantar...ela é muito resistente

      Excluir
    2. Achei um galho quase morto levei para casa e plantei no quintal depois de algum tempo a planta criou raiz e se recuperou ja esta nascendo folhas novas não sabia que dava flores tão linda vou aguarda ela crescer e ver sua beleza

      Excluir
    3. Coloca dentro de casa q fica bonita

      Excluir
  7. Buenas!

    Interessante é o fato dela levar muito tempo para dar a primeira florada... A minha levou uns dois anos... Depois, ela dar uma vez ao ano geralmente em fevereiro...Após, em alguns anos, ela dar mais de uma florada em em meses distintos...

    A minha, tendo uns vinte anos, durante uns cinco anos deu mais de uma florada e agora, 2009 / 2010, ela voltou para o mês de fevereiro... É um ciclo que ela obedece???.

    Os anos 2008 / 2009 / 2010, foram "ruins" para ela pois aqui, em Santa Maria - RS, o clima esteve muito instável. Tenha ela no pátio, bem "ao tempo", e ela só dá florada quando a planta em si está muito "feia"... Outra, temos muitas Lesmas que detonam com ela...

    À Propósito: Tenho fotos das últimas duas floradas, posso enviar... Aceito sugestões...

    Salud y Suerte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho a orquídea da madrugada,há vinte anos...ela florece em qualquer época do ano

      Excluir
  8. Olá!! Meu nome é Patrícia e sou de Teresópolis/RJ. Está noite, 12 de fevereiro, tivemos a grata satisfação de encontrar nossa Dama da Noite com 3 lindas flores abertas e mais 14 botões por abrir. É um perfume maravilhoso e uma imagem inesquecível. Todos quiseram tirar uma foto junto dela...
    Até a próxima,
    Patrícia Schmidt
    prsbeija-flor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Zulmira Dekker, moro em Brasília. Eu ganhei esta planta como sendo uma orquídea. Depois pensei que fosse uma suculenta. Quando ela começou a dar flores ficamos todos encantados em casa. Desde dezembro ela não pára de florescer. No sábado - 20/fev - tivemos 6 flores abertas!!!!Maravolhosas, cheirosas, encantadoras!!! E já temos mais 3 botões!!! Tenho muitas fotos tiradas.

    ResponderExcluir
  10. Adorei ve-lás abrir, como faço para podar, meu nome é Rosane Reis, rosanebreis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola!
    Meu nome e Mara moro em cascavel e tenho um vaso com esta flor,plantei e dentro de 2 meses ja deu duas flor elas sao muito lindas,tirei um monte de fotos e ficou maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara,tambem ganhei uma muda desta linda flor e táo delicada.Fotgrafo toda as vezes que ela se abre,tenho varias fotos
      nair,moro em curitiba

      Excluir
    2. E uma pergunta . Quanto tempo leva para abrir desde de o botão ?

      Excluir
  12. por favor eu queria saber como se faz para plantar a dama da noite se é atraves de sementes ou galhos,espero resposta desde já muito agradecido!

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Liliana, moro em Salvador, já conheço essa planta ha muito tempo e tenho uma muda em casa. Ontem (02/05/2010)duas flores desabrocharam foi um alvoroço aqui no prédio, todos queriam admirar e sentir seu maravilhoso perfume, não vou deixar a muda morrer, vou replantar em vários lugares para sempre poder admirar essa maravilha de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Oi sou eu Liliana de novo coloquei algumas fotos no meu orkut ( conceiçao rosa costa )pode dar uma olhadinha, ahá a minha muda eu plantei em galhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal!
    Ganhei uma muda da dama da noite a três anos. Já fiz várias mudas e inclusive já presenteei para alguns amigos. Ela já colocou flores várias vezes durante o ano, uma delas abriu 29 flores ao mesmo tempo, foi um espetáculo!
    Estão para abrir em quatro mudas 22 flores e vai conhecidir com a lua cheia, vou chamar os vizinhos e faremos um lual para registrar esse belíssimo momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mUITO BEM O QUE VOCE PRTENDE FASER,ESTE "LUAL"

      Excluir
  16. Gostaria de saber depois que plantei a Dama da noite ele começa a abrir as flores de noite ?

    ResponderExcluir
  17. não tem nenhuma informação de cuidados a flor dama - da - noite !!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Eaihhh Piulinho! Cuide bem das plantas da Dona Cecilia, certo! Um abraço do seu irmão Adriano.

    ResponderExcluir
  19. A MINHA MÃE, COMEÇOU COM UMA MUDA PEQUENA, DE REPENTE VIROU UM GRANDE ARBUSTO. LINDAAAAAAAAAAA. CONSEGUIMOS FOTOGRÁ-LA ALGUNS MESES ANTES DA SUA PARTIDA. A ATÉ HOJE. TODAS AS VEZES QUE AS FLORES NASCEM É UMA LEMBRANÇA MUITO LINDA DAQUELA QUE UM DIA NOS ENSINOU A CONVERSAR COM AS FLORES. E A DAMA DA NOITE É ELA EM PESSOA. TENHO VÁRIAS MUDAS NA MINHA CASA PARA NÃO FICAR SEM A FLOR E A CADA NOVA FLOR, MATAR A SAUDADE DA MINHA MÃE.OBRIGADA MÃE. PELO SEU CARINHO COM AS FLORES. HOJE ELA ESTÁ ENTERRADA NO LUGAR MAI LINDO DE CURITIBA ONDE É GRANDE JARDIM. UM LUGAR MAIS DO QUE ESPECIAL PRÁ QUEM SEMPRE E AMOU AS FLORES. TE AMAMOS.

    ResponderExcluir
  20. tenho uns 4 anos porem nunca deu flores nao sei como tratar pois moro em apartamento

    ResponderExcluir
  21. como e linda essa flor fiquei encantada por ela
    nao consegui dormir o cheiro que ela exala e maravilhoso nunca esquecerei este dia. pode-se tirar a muda desta joia rara pela folha.

    buenas-tarde


    al_zimar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Ola moro fora do Brasil a oito anos.
    Qdo me mudei para os estados unidos, levei uma muda e la fiquei por cinco anos e ela deu flor depois de 4 anos...Me mudei para Alemanha e comigo trouxe uma muda
    Ja moro aqui a dois anos ja fiz muda para todos meus amigos, e ela esta enorme moro em apartamento, acredito que por isto vai demorar um pouco para vir as primeiras flores, mas estou anciosa e todos os dias contenplo suas folhas suculentas...Assim que que sair as primeiras flores vou posta-las no meu orkut.
    Gde beijo pra todos.

    ResponderExcluir
  23. nossaaa! tenho 27 damas da noite em minha casa sao linda suas flores tem um cheiro muito forte pois muito cheiroso,cuido muito bem delas e todos sao bem verdinhas e suas flores so vivem um determinado tempo.

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma aqui na Alemanha que só pode ficar lá fora durante o verão. Aqui as flores começam a abrir por volta de onze da noite mas ficam abertas até o meio dia do dia seguinte mais ou menos

    Sergio
    sjpo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. amei esta flores são lindas, como faço para ter uma destas... ou ate mesmo uma mudinha,meu orkute é roquesfesta@hotmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  26. Oi, Tenho na varanda de minha casa esta flor que tem tudo a ver com o nome , parece uma dama.Lindíssima ! A primeira vez que surgiram os botões fiquei de plantão e perdi mesmo assim. Risos. Na segunda , graças, chegaram visitas que sairam às 22 hs , quando num "nossa",surpresa, assustei as mesmas.Disse-lhes:Foram privilegiadas, viram a dama, que só dá uma noite. Todos riram e entendemos porque popularmente se chama Dama da Noite. Um luar sobre elas, deixavam-nas mais atraentes.Pela manhã, às seis, tive a sorte de receber a visita de meu filho,que encantado não resistiu e fotografou-a. Já aconteceu de surgirem de uma vez treze flores. Imagine o espetáculo!Janice pavan -de floripa.

    ResponderExcluir
  27. também temos esta planta há muitos anos e este é o segundo ano de florada e como perfuma, mas as cores são vermelho bem escuro e dentro é branco e amarelo.
    descobri o nome somente ontem.
    gostaria de enviar fotos, como faço?
    abraços
    Regina - Joinville / SC
    reginatei@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. ola sou encantada com essa flor ela é lindissimatenho varias mudas a minha é branca voce sabe se tem de outras cores tenho fotos no meu orkut [silvana porciuncula ]de uma olhadinha se puder .tchau

    ResponderExcluir
  29. Olá, lindas fotos!
    A minha abriu na noite de ontem, uma única flor.
    Belíssima!

    ResponderExcluir
  30. ola.ganhei um vaso de flor da noite ha varios anos e ela vem florescendo uma media de 15 flores por ano. ontem abriram 4 e hoje 2, maravilhosas. tbem gostaria de saber como poda-la pois esta muito alta... mas tenho medo de estraga-la.

    ResponderExcluir
  31. sou Gina moro em santa barbara d oeste tenho essa flor ha mais ou menos 12 anos , mas so descobrir sua flor anos depois poius não sabia que flores abria anoite quando amanhecia so via elas ja murcha , mas agora ja fazem 5anos que vejo juntos com meus amigos o espetaculo que são .Uma vez deu 51 flores foi maravilhoso ....

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho essa planta no quintal da minha vizinha e, pra minha sorte, elas caem pelo muro para o meu quintal,sempre vejo sua florada, é M A R A V I L H O S A! Um verdadeiro espetáculo da natureza. Gostaria muito de tirar mudas pra mim. Como faço?
    Meu nome é Vanete Azevedo
    Meu EMail: vanete-kaell@hotmail.com
    Gostaria mt de obter sua resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Meu pai tem a dama da noite em vaso durante cinco anos e nem se quer sabiamos da exuberância da sua flor. Durante a tarde ficou surpreso com o tamanho do botão e ficamos ingenuamente esperando o botão abrir dentro de alguns dias quando fomos surpreendidos na madrugada de 27 de fevereiro com essa maravilha de Deus.

    Claro que corremos para tirar fotos e nem sabiamos que o espetaculo terminaria em poucas horas...

    Fotos em http://www.flickr.com/photos/60003514@N02/5481155190/

    Jefferson@feiraodigital.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, que bom que achei este blog era tudo o que queria pois tenho esta planta Dama da Noite e gostaria de saber se ela pode ser cultivada dentro de casa, pois assim ficaria mais facil eu contempla-la.

    Obrigada.

    Maria Helena
    lena10floripa@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. ola, gostaria de comprar muda da mesma flor sendo de outra cor onde encontraria pois a bradalnca eu ja tenho dalvacallegari@ig,com,br

    ResponderExcluir
  36. Sou apaixonado por esta flor. Sempre que abre, por volta das 12:00, coloco-me de plantão para fotografá-la e passo a noite toda ao seu lado, velando-a para descobrir quem o agente polinizador. Descobri que são formigas...
    Tenho mais de mil fotos tiradas.
    O ciclo de nascimento e fenecimento é: 28 dias para crescer o botão, que se abre à noite, dura cerca de 6 horas aberta, mas a partir das 3 hs mais ou menos começa a murchar. É uma pena, até porque não há como registrar o aroma suavíssimo que exala.
    No meu Orkut e no meu Sonico coloquei dezenas de fotos dela,, com o título: MEU DEUS! COMO SÃO BELAS AS FLORES DO TEU JARDIM!
    Peça as fotos por e-mail que eu mandarei. Ficaram lindíssimas!

    ResponderExcluir
  37. Eu também tenho essa maravilha da natureza!
    A cada florada é uma nova emoção! Fico aguardando com a camera para fotografar e aproveitar durante mais tempo essa beleza. Tenho um álbum no orkut que encanta a todos que apreciam. Já distribuí folhas para amigas que disseram pegar, sim, pegou da folha plantada. Essa planta proporciona um grande espetáculo com tantos galhos floridos como acontece sempre com a minha. Muito interessante, saber que é polinizada com formigas.

    ResponderExcluir
  38. PUTZ ESSA E A FLOR MAIS PERFUMADA E LINDA QUE JA VI EM MINHA VIDA. jA TIVE 25 LINDAS FLORES DE UMA SO VEZ , E SEMPRE É MOTIVO DE CURTIÇAO.Pode ser 1 e faço festa pela belza e pelo perfume,meu nome é Mariza.

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma muda dessa planta aqui no meu jardim, mas está embaixo das árvores e sem suporte. Se eu puder plantar no vaso quais seriam as recomendações de substrato e material do vaso? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  40. Você já viu o fruto da dama-da-noite??
    Tenho fotos da que eu tenho na minha casa.
    Como faço para enviar as fotos??

    Wagner

    ResponderExcluir
  41. Ola!
    Eu tenho uma plantinha dessa, e não sabia o nome...descobri que se trata de uma orquídea cacto, e interessante que ambas são minha paixão e descobrir as duas em uma única planta foi incrível. A minha eu já tinha há mais de 10 anos...agora usei npk e surpreendentemente ela floresceu...ah! as mudas...eu apenas coloco as folhas na terra e elas multiplicam....Abraço

    ResponderExcluir
  42. MORO NO BARREIRO-BH B. Sta HELENA, À ONZE ANOS ATRAS PEQUEI UMA MUDA DESTA ORQUÍDEA NUM TRONCO DE UMA ARVORE, E NESTA NOITE DO DIA 03/10/11 ELA DEU UMA LINDA FLOR BRANCA. ISSO SÓ ACONTECEU DEPOIS DE ONZE ANOS.

    ResponderExcluir
  43. olá meu nome é Telma ,moro em Minas gerais, tenho uma planta dessa minha mãe me deu uma muda que era só um galhinho agora tá enorme e cheio de flores para abrir,umas 20, agora vai florescer , tá saindo 3 em cada galho,alguns dias 2 se abrirão,é muito linda mesmo,isso tudo em um só vaso.

    ResponderExcluir
  44. Tenho que registrar a beleza dessa flor. Na noite de 29/11/2011, lá pelas 11 horas, ao sair no pátio, ocasionalmente,encontrei uma florada com 26 flores abertas, deslumbrantes. Nunca tinha visto assim...Só tenho a dizer 'Obrigada MÃE NATUREZA' pelo privilégio desse espetáculo raro!

    ResponderExcluir
  45. eu tenho uma dama da noite que deu um fruto é comestivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor A minha também deu um frut6o. É comestível ou serve para semear novas plantas??
      Meu e-mail é rokra@terra.com.br
      Aguardo seu retorno. Obrigada.
      Rosa

      Excluir
  46. Tenho esta planta desde 2007.No ano passado qdo encontrei o botão mucho fiquei decepcionada por nao ver a flor. Em nov2011 encontrei um botaozinho e fiquei mais de 20 dias acompanhando seu desenvolver. Na tarde do dia 20dez2011 percebi que seria naquela noite ..fiquei durante 5 hs observando sua florada.... um espetaculo.. as 2 da madrugada um sonho...as 5 hs ela já estava fechando. Fotografei e passei para tds amigos .. aPENAS UMA FLOR E MUITO AGRADECIMENTO A DEUS E A NATUREZA.

    ResponderExcluir
  47. achei muito interessante este texto e as imagens

    ResponderExcluir
  48. MANAUS 5 DE FEVEREIRO DE 2012 tenho a dama da noite branca qdo os botoes se abrem eles sao muito grandes e fabulosos que as vezes tenho medo penso sera que e uma planta carnivora, nao sabia que existia da vermelha lie alguns comentarios e vou roubartilhar algumas ideias vou tira-la do vasao e plantar bem no tronco da arvore de pinha(fruta do conde ou ata), como e conhecida em algumas regioes vou ornamentar no final de ano com umas lampadas coloridas e pisca-pisca nossa vai ficar um escandalo eu amo plantas e vou tira fotos e postar no face as minhas qdo abre os botoes e de cinco duma vez fika em encanto a noite e de dia ela descansa, vou em busca da dama da noite vermelha e um espetaculo da natureza nas janelas da minha kasa tem tres tipos de plantas pequenas que dao rosas de diversas cores sao plantadas em ourico de castanha bem rustico da regiao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar. Esperamos o link do seu facebook e as fotos hein!

      Excluir
  49. a minha muda ja tenho as uns 4 anos em vaso e primeira vez que começa florescer estou empolgado ate agora nasceu somente 2 botoes .

    ResponderExcluir
  50. A vermelha eu nao conhecia... lindas adoro esta flor, companheiras de noites solitarias... seu perfume é delicioso...

    ResponderExcluir
  51. (MEIRE) tenho em um vaso.aguardo a florada.
    o perfume desta flor é mto delicado. a flor
    é linda. quando florir;venho aqui postar a carinha
    da minha querida flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! gostaria de obter dicas para o cultivo em vaso.

      esta flor tem realmente um perfume inesquecível,além

      de dar frutos tbm (a pitaia)fiquei surpresa de saber

      que existe na cor vermelha!!! assim que puder vou en-

      trar em contato,para adquirir uma mudinha sua,nesta cor.

      (MEIRE) abçs parabéns pelo blog.

      Excluir
    2. OLÁ, MEU NOME É LURDES SOU PORTUGUESA E TENHO NA MINHA CASA DE FÉRIAS NO ALGARVE UM VASO COM ESTA PLANTA QUE ME DEU UMA AMIGA HOLANDESA Á UNS 12 ANOS, FLORIU PASSADOS UNS 2 ANOS E NUNCA MAIS DEIXOU DE FLORIR. A MINHA FLORESCE VÁRIAS VEZES POR ANO DESDE MARÇO ATÉ OUTUBRO E DE CADA VEZ DÁ UMA SÉRIE DE 8 A 20 FLOREES QUE ABREM DUARANTE ALGUNS DIAS CONFORME A QUANTIDADE DE BOTÕES. SEMANA PASSADA ABRIRAM 15 EM 3 DIAS SEGUIDOS.
      ADORO SEU ASPETO E PERFUME QUE SE SENTE DENTRO DE CASA.
      COSTUMO FAZER MUDAS, QUE DOU A AMIGOS, RASGANDO AS FOLHAS E ESPETANDO NA TERRA.

      Excluir
  52. ha dois anos e meio tenho uma planta dessa(dama da noite)e até agora não floreceu.estou ansioso para ver o nascimento dessa flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar banana picada na terra enterrar, ela gosta de bastante ,agua e pouco sol

      Excluir
    2. Colocar banana picada na terra enterrar, ela gosta de bastante ,agua e pouco sol

      Excluir
    3. Colocar banana picada na terra enterrar, ela gosta de bastante ,agua e pouco sol

      Excluir
  53. Oi, meu nome é Renata e moro no interior do Rio de Janeiro. Ganhei uma muda(na verdade uma folha)de uns amigos, não conhecia e ainda não tinha visto a flor. Coloquei em um vaso e rapidamente ela se desenvolveu. Quando começou a crescer a flor, fiquei muito feliz e fui acompanhado até o dia em que abriram as primeiras flores!!!Fiquei tão maravilhada, que não sabia se sentia o perfume, admirava a beleza ou tirava fotos!!!Rsrs. Tirei muitas fotos e fiquei observando o espatáculo!! Toda vez que abrem, tiro muitas fotos!!!Hoje(29/11/2012),tem duas ou três se preparando para abrir, estou louca para admirar mais uma vez...pena que demora tão pouco tempo, mas vale a pena.
    Não conhecia e história e nem o nome científico, conhecia apenas como dama da noite. Adorei saber que tem muitas pessoas que sentem o mesmo prazer em ter esta linda flor em casa e fazem o mesmo que eu, tirando muitas fotos!!!

    ResponderExcluir
  54. Meu nome é Margareth,sou de Ipatinga Mg.Tenho um pé desta maravilhosa flor.E belíssima.A minha me presenteou com oito lindas flores na noite do dia 01/12/12.Fiquei encantada com a floração e o perfume delas.Tirei muitas fotos linda!!!A minha fica plantada no meio do jardim.

    ResponderExcluir
  55. Tenho essa planta há muitos anos e é sempre mágico o momento de sua floração. Eu a conheço por Rainha-da-noite. Fui procurar o nome cientifico e encontrei Hylocereus Undatus, mas um amigo francês que tem um imenso jardim lá na França, me deu outro nome Epiphyllum Oxypetalum.
    Vocês podem me ajudar? Tenho mania de saber o nome cientifico!!!

    ResponderExcluir
  56. Ola,pessoal que gostam de curtir o que de mais belo os olhos sensiveis, podem mesmo que por poucas horas admirar; mas com tudo o que e bom dura pouco, ai esta nosso consolo. Morro em Niteroi,gostaria de saber com posso possuir uma tão bela planta desta? Obrigada. elza.cei@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. por
    gentileza: gostaria de saber se agora no verão é correto regar a flor (a minha esta no vaso) regar todos os dias;pois tenho medo de regar demais. não coloco muita água,mas mesmo assim estou insegura quanto á dosagem de água. e mais uma dúvida;qual o melhor adubo prá ela que esta no vaso? lí o artigo acima,mas como gosto mto desta flor,tenho medo de me exceder com os cuidados.muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  58. tenho na minha casa por abrir so a noite e viver poucas horas conheci por a flor misteriosa muitas pessoas ainda nao conhece acho a flor linda e bela curto bastante ela e facil de fazer mudas basta deixar na agua ums 15 dias e so colocar na terra ou no vaso e regar pronto

    ResponderExcluir
  59. Essa é a Flor da meia noite, a Dama da noite tem as flores pequenas, o nome científico é Cestrum nocturnum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu publiquei essa resposta acima, da Juliana, para aproveitar para elucidar uma questão. O nome popular e o nome científico são coisas bem diferentes. O NOME CIENTÍFICO é transcrito com duas palavras, geralmente latim, e é INALTERÁVEL, ou seja, vale aqui ou na China ou no Haiti. É nomenclatura universal e inalterável. Já o nome popular é extremamente variável, ou seja, um mesmo nome científico pode ter dezenas de nomes populares, e nenhum deles estará errado, juliana. O Cestrum nocturnum é uma planta, o Epiphilium oxypetalum é outra completamente diferente, porém ambas podem SIM serem chamadas de Dama-da-noite, popularmente. Espero ter explicado o assunto. Obrigado por comentar aqui!!

      Excluir
  60. OI
    Tenho essa planta em casa, foi bom achar esse blog para saber mais sobre ela.
    Plantei varias mudas na minha casa, e na escola onde trabalho, tem sido uma maravilha ve-la abrindo a noite.

    ResponderExcluir
  61. GOSTARIA DE OBTER AJUDA ,FAZ 3 ANOS QUE TENHO ESSE CACTO-ORQUIDEA RAINHA DA NOITE OU DAMA DA NOITE, É A PRIMEIRA VEZ QUE ELA COMEÇA A DESENVOLVER AS FLORES ,POREM ELAS ESTAO BROTANDO E NÃO CHEGAM A CRESCER ,ELAS(FLORES) ESTAO CAINDO ANTES DE SE DESENVOLVER,JÁ RETIREI ELA DO TEMPO , POREM ELA CONTINUA CAINDO,GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO,AGRADEÇO, FAVOR MANDAR RESPOSTA SE POSSIVEL PARA CARLOSENV@YAHOO.COM.BR OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  62. Olá, Meu nome é Lilian, moro em Poços de Caldas/MG.
    Tenho uma Dama da noite plantada no vaso, (minha vó me deu a muda) ela estava linda, de repente começou a ficar com os galhos avermelhados e agora está quase toda vermelha e quando suas flores abrem não tem cheiro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  63. Olá, tenho uma planta dessa, presente da minha avó. Não sei o que fazer, pois ela estava linda toda verdinha, de repente começou a ficar com os galhos avermelhados e agora estão totalmente vermelhos e ainda suas flores não exalam nenhum perfume. O que possa fazer?

    ResponderExcluir
  64. Minha dama da noite está cheia de botão ,quando chega a hora de abrir não abri ela murcha e seca,não sei o que fazer,alguém pode mim ajudar?

    ResponderExcluir

Caros visitantes, 02 observações:

1 - Textos sem conexão com o assunto da postagens serão deletados;

2 - Não tenho tido tempo de responder diretamente no blog, então solicito que enviem suas dúvidas e consultas a respeito de orçamentospara plantas e serviços para meus e-mails pauloheib@hotmail.com ou florplantas@hotmail.com , que então responderei mais prontamente. Ou liguem diretamente para 11 9829 4076

Obrigado pela visita, e voltem sempre.


Paisagista Paulo Heib
pauloheib@hotmail.com
florplantas@hotmail.com
11 9829-4076

Aviso aos navegantes

Caros visitantes: Só conseguimos enxergar nos outros aquilo que já temos dentro de nós.




Aqui tem Jardinagem e Paisagismo

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Localizado na cidade de São Paulo. Paisagista, jardinista, desenhista, profissional de marketing e eterno estudante de tudo que eu gosto.